Nacional Titulo
Deputados acompanham apuração de morte de mendigos
Por Do Diário OnLine
Com Agências
31/08/2004 | 00:09
Compartilhar notícia


Uma comissão formada por quatro deputados federais se reuniu na manhã desta segunda-feira com os policiais do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) para acompanhar as investigações sobre a morte de seis moradores de rua no centro de São Paulo.

O delegado Armando Oliveira Costa Filho explicou aos parlamentares o andamento das investigações. No último sábado, a polícia informou estar próxima da identificação dos assassinos, já que dois mendigos feridos nos ataques prestaram informações importantes à polícia.

Na tarde desta segunda-feira, a comissão se reuniu com representantes de diversas comunidades de mendigos na Pastoral do Povo de Rua. Eles reclamaram de discriminação por vários segmentos da sociedade e disseram que os ataques refletem o aumento desse processo discriminatório.

O deputado federal Orlando Fantazzini (PT-SP), coordenador da comissão, disse ser estranho que em uma região como o centro da cidade, na qual ocorreram os ataques, ninguém tenha feito nada para ajudar, principalmente a segurança particular contratada para vigiar instituições bancárias. “Os moradores de rua nos disseram que é curioso como na região onde aconteceram os óbitos há um número imenso de guardas privados e que nenhuma dessas pessoas viu nada, embora se eles (moradores de rua) encostarem um dedo no vidro de uma instituição bancária, a guarda privada rapidamente toma medidas”, disse.

“Por outro lado, também foi dito que as organizações da sociedade civil que lutam pela revitalização do centro de São Paulo até o momento não emitiram nenhuma manifestação em razão desses fatos (ataques). Para eles (moradores de rua), isso causa muita estranheza, porque nós temos que revitalizar também - e acima de tudo a vida – não só espaços físicos”, acrescentou o deputado.

Segundo o deputado, a comissão acompanhará as investigações para garantir que o caso não caia no esquecimento e discutirá propostas de políticas públicas para melhorar a situação dos moradores de rua.

Corpos — Ainda nesta segunda, o IML (Instituto Médico Legal) liberou os corpos de quatro moradores de rua. Como não foram identificados, eles acabaram sendo enterrados como indigentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;