Política Titulo Descumprimento
Paço andreense rompe contrato no Cine Lyra

Por descumprimento de termo, empresa que prestava serviço de reforma no espaço de Paranapiacaba foi multada e suspensa

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), rescindiu contrato vigente com a Flasa Engenharia e Construções Ltda, que prestava serviços de reforma no antigo Clube Lyra, em Paranapiacaba. O rompimento foi publicado ontem no Diário Oficial. Os gastos com as obras giram em torno de R$ 1 milhão. Os recursos foram obtidos em 2008, no último ano da gestão do ex-prefeito João Avamileno (PT), porém o chefe do Executivo subsequente, Aidan Ravin (PSB), responsável pelo processo de licitação, em 2011, não conseguiu cumprir as exigências burocráticas.

As intervenções ficaram paralisadas por mais de um ano durante a administração passada. Havia convênio com o Ministério da Cultura para restauro do conjunto arquitetônico. A empresa, segundo a Prefeitura, iniciou a obra e não apresentou qualificação técnica para sua execução, o que levou à sua interrupção.

No período de abandono, o equipamento ficou exposto ao tempo, o que provocou a degradação do patrimônio. O custo para restauração do prédio chegou a aumentar 45% por conta da situação irregular da obra, que deveria ter sido concluída em 2012. Diante do problema, o Paço aplicou sanção de suspender a participação da empresa em qualquer contrato pelo prazo de dois anos e multa de R$ 98 mil.

A gestão argumentou que está finalizando novo convênio com o governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, para pleitear recursos para a retomada e finalização da obra. Representantes da empresa não foram localizados para comentar o assunto.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;