Diarinho Titulo
Pequena menina, grande violinista
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
06/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Aos 4 anos, a chinesa Sophia Chan, 11, escutou CD de música clássica e se apaixonou pelo som do violino. Mesmo tão pequena, decidiu que queria aprender a tocar o instrumento. E não é que descobriu ter muito talento para isso? Na sexta, ela se apresentou pela segunda vez no 6º Festival de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul.

Durante os 15 dias do evento, Sophia estudou música com renomados professores e ensaiou bastante. Rotina puxada, aliás, ela já está acostumada. Em Hong Kong, região onde vive na China, treina de três a quatro horas por dia, de segunda a sexta. Sábados e domingos, são mais seis horas diárias.

Apesar do trabalho duro, a menina encontra tempo para se divertir. "Gosto de ler e de brincar com meus amigos. Adoro escalar, mas minha mãe não me deixa praticar muito por causa das minhas mãos (não podem ficar machucadas). Também gosto de salto em altura e de corridas de curta distância."

Todos os esforços são necessários quando o sonho é se tornar uma grande artista. E mais do que conhecer notas e acordes, Sophia sabe por que a música é muito especial. "Tem o poder de criar oportunidades. Eu não teria vindo para o Brasil se não fosse pela música. Ela pode reunir pessoas de diferentes lugares e culturas", diz.

BRASIL - O que a pequena violinista mais gostou no País? A comida, além das pessoas, que considera divertidas e amigáveis. No festival, ela ainda teve a oportunidade de escutar e aprender música brasileira. "É bem diferente dos outros estilos que conheço. Gosto muito."

Sophia se dedica muito para ser uma solista (quem se apresenta individualmente) famosa. E para alcançar o objetivo, recebe total apoio dos pais, que estão no Brasil. A mãe, por exemplo, era famosa jornalista de TV, mas deixou tudo para se dedicar à carreira da filha. Mas a menina não deseja apenas brilhar no palco: "Quero influenciar as pessoas para que nunca desistam dos seus sonhos."

 

Música clássica ajuda a desenvolver a criatividade e a sensibilidade

Todas as formas de arte são fundamentais. Só por meio delas desenvolve-se criatividade, sensibilidade, entre outras características necessárias em qualquer profissão.

O maestro da Orquestra Sinfônica de Santo André, Carlos Moreno, apaixonou-se pela música clássica na infância. Aos 6 anos, a madrinha o levou para um concerto em um parque. "Não conseguia tirar o violino da minha cabeça. Naquela época, já queria ser músico", conta.

Na opinião do maestro, todos deveriam ter contato com música clássica, além de outras artes, desde cedo. O estilo nunca sai de moda e está presente no dia a dia de todos, mesmo que não se perceba. Quem torce o nariz e diz que não gosta deve prestar mais atenção na trilha sonora de desenhos e filmes. Tom & Jerry, por exemplo, tem muitos episódios com som de orquestra.

Só para lembrar, as escolas têm até este ano para transformar música em conteúdo obrigatório em classe. Enquanto isso, quem deseja aprender música pode se inscrever em cursos gratuitos na região.

A Escola Municipal de Iniciação Artística, em Santo André (Parque Regional da Criança, Av. Itamarati, 536, tel.: 4479- 2744), abre inscrições entre 1º e 12 de março. Não é preciso morar na cidade. Em Diadema, o período de matrículas ocorre entre os dias 15 e 28. Para saber o local das aulas, basta ligar para 4072-9314. Só pode participar quem mora lá.

A Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires (Av. Santo André, 380, tel.: 4824-1631) já encerrou as inscrições, mas vale se informar sobre quando terá novas vagas. Em São Caetano, a Fundação das Artes (Av. Visconde de Inhaúma, 730, tel.: 4238-3030) abre inscrições para novas turmas em junho.

 

Já assistiu a um concerto de música clássica? Antes de dizer que não gosta, é preciso conhecer. Todo domingo, às 11h, tem apresentação gratuita na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, tel.: 3223-3966). Os ingressos são bem concorridos e podem ser retirados a partir da segunda-feira. A Orquestra Sinfônica de Santo André tem o projeto Concerto Didático, no qual o maestro explica tudo sobre música clássica. Ainda não tem data para iniciar a temporada 2011. No entanto, a primeira apresentação do calendário para o público em geral ocorre nos dias 26 e 27, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André (tel.: 4433-0789).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;