Cultura & Lazer Titulo
Panorama da Dança
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
06/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa nesta quinta-feira a IV edição do Diadema Dança, evento que até domingo reúne grupos da cidade para diversos espetáculos. As apresentações, iniciadas sempre às 19h30, ocorrem no Teatro Clara Nunes. A entrada é franca e as atrações são recomendadas para todas as idades.

"Temos companhias de todas as regiões da cidade. Algumas surgiram nas próprias oficinas de dança. É uma primeira oportunidade para muitos deles", diz Renata Boniol, representante do ponto de cultura Bailando nas Cidades, grupo que organiza o evento.

Nos quatro dias do encontro, o público poderá conferir as performances de 20 companhias de dança em uma programação bem diversificada, com representantes do balé clássico, da dança contemporânea, do break e do hip hop, entre outros estilos. "O evento reúne esses diferentes grupos. Como não há um horário específico para cada apresentação, o público vai vir para acompanhar o geral e não só uma companhia", diz Renata.

Apresentam-se hoje os grupos Sopro's Cia. de Dança (com a coreografia Incolor), Grupo Folclórico Acer (peças folclóricas), Grupo Trilhar (Silêncio Branco), Cia. de Dança NR (Corrosivo) e AfroBreak (Identidade).

Até o fim da semana, também sobem ao palco outras companhias, como o Grupo de Dança da Melhor Idade e o Claudia's Ballet, na sexta; o Grupo Danceato e o Furacão Break, no sábado; o Black White Crew e a Cia. Experimental de Danças de Diadema, no domingo.

"Procuramos fazer uma programação que mesclasse os grupos mais experientes com os mais novatos. É importante para haver uma troca de experiências", explica Renata.

O Diadema Dança marca o fim de uma caravana que esteve em centros culturais da cidade em setembro e outubro. Os mesmos grupos que compõem o encontro levaram para as comunidades seus espetáculos, além de oficinas e palestras sobre a arte que representam.
Exposição - Também na cidade começa nesta quinta a exposição 100 Anos de Umbanda, que abre às 19h. A mostra gratuita é atração até o dia 30 no MAP (Museu de Arte Popular), localizado no mesmo complexo cultural onde ocorre o Diadema Dança. A visitação é aberta de terça a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, das 13h às 18h.

Estão expostas esculturas de orixás, guias espirituais e santos católicos. Todo o material foi fornecido por diferentes terreiros de umbanda do Grande ABC e de São Paulo.

A abertura do evento contará com a participação de representantes de terreiros da região, que entoarão cânticos religiosos.

Diadema Dança. De hoje a domingo. No Teatro Clara Nunes - r. Graciosa, 300. Tel.: 4056-3366. Entrada franca. 100 Anos de Umbanda - Exposição. No MAP - r. Graciosa, 300. Tel.: 4051-5408. Grátis. Até o dia 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;