Memória Titulo Memória
Michels e Esquível, enfim juntos

Na história político-administrativa de Diadema, dois honrosos adversários...

Por Ademir Medici
17/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história político-administrativa de Diadema, dois honrosos adversários: Evandro Caiaffa Esquível e Lauro Michels. Eles viveram um período em que não havia possibilidade de reeleição no Executivo. Assim, se revezaram nos primeiros anos, como prefeitos do novo município, eleitos diretamente pelo voto popular: ora Evandro era prefeito, ora Michels, sem que a doce rivalidade fosse afetada ou esmaecida.

Tantos anos depois, algo inusitado aconteceu: a família Michels, de volta ao poder pela trajetória do atual prefeito, Lauro Michels (sobrinho do antigo Lauro), homenageia os descendentes de Evandro Esquível e de sua esposa, dona Sylvia, benemérita e historiadora.

Foi a 12 de dezembro último, com a inauguração do Centro de Economia Solidária de Diadema em imóvel de interesse do patrimônio histórico local, que a Prefeitura instalou na antiga residência do casal Sylvia e Evandro Caiaffa Esquível, na rua que leva o nome do primeiro prefeito de Diadema.

Os Michels – Representados pelo prefeito e pelo chefe de gabinete, Marcos Michels, recepcionaram Vania Silvia Esquível Denari e Milena Esquível, respectivamente filha e neta de Evandro e Sylvia. Posaram para fotos juntos. E trocaram agrados.

“Esta casa foi totalmente preservada. Ela faz parte da memória da cidade e queremos homenagear a primeira dama, dona Sylvia, que dedicava a vida a cuidar dos menos favorecidos. Por isso, o local é ideal para abrigar este tipo de iniciativa que vem ajudando dezenas de famílias na geração de emprego e renda”, comentou o prefeito.

Dona Vania agradeceu a homenagem e retribuiu: "Minha família está muito contente. A casa foi totalmente preservada e será bem utilizada. Era o que nós gostaríamos.”

Nós, aqui em Memória, aplaudimos a iniciativa. Nesta casa, dona Sylvia e o prefeito Evandro, várias vezes, recepcionaram os pesquisadores da memória do Grande ABC. Particularmente, um vídeo mostra encontro ali realizado, com antigos moradores de Diadema dos tempos da Vila Conceição, período de extensão da área rural de São Bernardo pelos madeireiros, carvoeiros e trabalhadores que lidavam com lenha, enfeixando-a em forma de mucutas para venda em outros pontos da região e de São Paulo.

HISTÓRIA

Em 1939, o casal Sylvia e Evandro Caiaffa Esquível adquiriu alguns lotes no Centro e foram construindo aos poucos, durante seis anos, sua casa na chácara que chamaram de Santo Antônio. Mais tarde venderam uma parte da chácara. Porém, ainda permanece a área onde se localiza a residência, que não sofreu alterações (apenas a construção de alguns anexos no fundo). É uma das poucas chácaras representativas desta fase da história da cidade.

Família

João Sergio Rimazza

No meu coração, três pontos da cidade envolvem diretamente a minha família: Rua José Polidoro, Igreja Matriz e Hospital e Maternidade Mauá.

Na José Polidoro morava Odete. Eu saia do Tanque da Paulista e ia a pé até lá, para namorar. Uma longa caminhada.

Nos casamos no dia 5 de dezembro de 1971, na Matriz.

E na Maternidade Mauá nasceram as nossas filhas, Cíntia e Priscila.

Daniela Silva dos Santos

Naturalidade – Escada (PE), 1-2-1981

Cônjuge – Erivaldo Santos

Filhos – Denise, Davi, Viviane, Julia, Kelly e Keila

Ocupação – Do lar.

História de vida – “Estou em Diadema há 10 anos. Vim para morar com meus irmãos. Conheci Erivaldo e nos casamos. Fiz o primeiro ano em Pernambuco, mas não aprendi muito. Logo depois fui trabalhar para ajudar no sustento da família. Retomei os estudos na Emeb Cândido Portinari, onde descobri como é que se lê. Gostei muito de ter voltado a estudar.”

Diário há 30 anos

Domingo, 16 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5700

Trabalho – Situação da região equivale à tragédia da Índia, alerta o coordenador técnico do Diesat, médico Herval Pina Ribeiro, sobre os trabalhadores em indústrias químicas. Trabalhadores são contaminados pela poluição externa e o câncer ocupacional é causa de mortalidade.

Adeus – Aos 78 anos, morre Emilio Sortino, que foi presidente da Acisa e do Primeiro de Maio FC.

Especial – Sonia Nabarrete inaugura a série Descubra o Grande ABC e focaliza o turismo local.

Em 17 de dezembro de...

1914 – Da manchete do Estadão: “Bombardeio da costa da Bélgica pela esquadra inglesa”; comentário: “Mais da metade do mundo em guerra. Também o Brasil?”

1934 – Turmas de conserva conseguem desimpedir o Caminho do Mar e o trecho da serra da estrada de ferro. As vias foram interrompidas com a queda de barreiras provocada por fortes chuvas.

Procedente do Brasil, dirigível Zeppelin chega a Sevilha, Espanha.

1944 – Participantes do Congresso Brasileiro da Indústria, realizado em São Paulo, visitam as obras de construção da Via Anchieta: tomam lanche em Cubatão, almoçam em Santos e passeiam pelo Guarujá, retornando por estrada de rodagem.

Santos do dia

Na gravura, a representação de São Lázaro de Betânia. Ele viveu na Betânia e era irmão de Marta e Maria. Morto e sepultado, Jesus o fez sair do túmulo, reconstituindo-lhe a vida, conforme narra o evangelista João.

- João da Mata

- Olímpia

- Vivina

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Aparecida. Criado em 17-12-1928, por lei estadual que o separa de Guaratinguetá.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;