Esportes Titulo
Seleção encara Chile nesta quinta
Por Analy Cristofani
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
08/07/2004 | 00:25
Compartilhar notícia


A Seleção Brasileira estréia nesta quinta na Copa América em busca não só do seu sétimo título na competição sul-americana, mas também de novas estrelas para compor o elenco principal da equipe de Carlos Alberto Parreira ao lado de Ronaldo, Cafu, Roberto Carlos e cia. Nas eliminatórias, as duas equipes se encontraram e ficaram no empate por 1 a 1. Nesta quinta, às 21h45 (Globo), no estádio Monumental da Universidade Nacional de San Agustín, em Arequipa, o confronto é pelo Grupo C, quando vão mesclar experiência e juventude, na 41ª participação brasileira no torneio.

O técnico brasileiro convive – em virtude de tantos novos jogadores em campo – com o egoísmo dos atletas que, antes mesmo de pensarem na seleção, estão mais preocupados com os próprios desempenhos. Não existe nem a lembrança do vexame que o Brasil deu na última Copa América, em 2001, disputada na Colômbia. A eliminação diante de Honduras não tem o menor significado.

“Cada jogador tem de aproveitar ao máximo a Copa América para tirar proveito para a sua carreira. Sairemos valorizados por vestir a camisa do Brasil. Desde que cheguei ao Peru, me sinto outro jogador, muito mais respeitado. É isso que importa”, disse Gustavo Nery.

E, com esse pensamento, a filosofia do cada um por si e a falta de entrosamento fazem com que os jogadores tentem decidir sozinhos as jogadas, sem conjunto, sem tabelas e sem solidariedade.

A experiência de Parreira o fez perceber o que está acontecendo. Embora não assuma, o treinador está com medo da desmoralização internacional. Não se atreve em pensar em título, teme a desclassificação na primeira fase.

“Quero sete, oito jogadores atrás da linha de bola quando o Chile estiver atacando. Esses atletas que selecionei nunca atuaram juntos. E o time precisa adquirir confiança. Por isso, não há a necessidade de se expor. O Brasil vai atacar como sempre fez, mas não será pego de surpresa”, resume Parreira, que não conta com Kléberson, contundido, na estréia. Para o seu lugar, o treinador colocou Dudu Cearense e os laterais Mancini e Gustavo Nery atacarão bem menos do que fazem nos seus clubes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;