Setecidades Titulo Direitos
Professora encerra projeto com passeio

Ganhadora do concurso Grandes Professores, Grandes Lições vai quitar carro e viajar com filhos

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
17/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


"Aprendi que criança tem direito à alimentação saudável", disse Fernanda Leone Videiro, 9 anos. "E eu que toda criança tem direito à Educação", garantiu Ana Beatriz Silva Freitas, da mesma idade. "E sabe o que eu aprendi, tia? Que toda criança tem direito a brincar e é por isso que a gente veio aqui."

Foi assim que Kalebi Ramos Wanderlei Santos, 9, resumiu a atividade de encerramento do projeto Conhecendo todos os Direitos da Criança, desenvolvido pela professora Ester Regina de Almeida, 43, na Emeief Demercindo da Costa Brandão, no bairro Camilópolis, em Santo André. A docente foi a vencedora do concurso Grandes Professores, Grandes Lições, promovido pelo Diário em parceria com a Prefeitura. Com o primeiro lugar, Ester garantiu prêmio de R$ 10 mil. "Vou quitar meu carro e viajar com meus filhos."

Ester é conhecida como a "professora muito maluquinha" e já esteve nas páginas do Diarinho com seu projeto sobre horta e minhocário. "Todo ano faço algo diferente para estimular as crianças. Eles precisam vivenciar outras coisas além das paredes da escola."

DIREITO À DIVERSÃO

Para comemorar a vitória no concurso e encerrar o projeto, professora e alunos deixaram os muros da Emeief para um passeio diferente. Com a ajuda da Guarda Municipal, o grupo caminhou até o campinho de futebol do bairro para uma tarde de diversão. Os 21 estudantes presentes, da turma de 27, tiveram a oportunidade de empinar pipa, fazer piquenique e tomar sorvete.

Quem ajudou a fazer as pipas foi o pai do aluno Raul De Grande, 9, o motofretista Valmir Cássio De Grande, 40. "Participo bastante da escola e da educação do meu filho e achei bacana quando a professora me fez o convite. É importante ensinar às crianças quais são os seus direitos."

Depois da brincadeira no campinho, Valmir presenteou cada um dos alunos com as pipas coloridas que fez. "É meu presente de Natal para vocês."

A professora deu uma moeda para cada criança comprar seu próprio sorvete ao lado do campinho. No final, um abraço coletivo foi o melhor prêmio que Ester, que dá aulas há 18 anos, poderia ganhar. "O reconhecimento mais especial vem dos alunos e do sorriso nos rostinhos. Quando se tornarem adultos, vão lembrar desse dia especial." E da professora que ensinou seus direitos.

Intenção é divulgar ações de outras cidades

O concurso Grandes Professores, Grandes Lições teve participação de 51 educadores da rede pública de ensino Infantil e Fundamental de Santo André. Para o próximo ano, a intenção é estender a parceria para outras cidades do Grande ABC, a fim de conhecer iniciativas de várias escolas.

Ao longo de um mês, o Diário acompanhou com matérias, fotos e vídeos as iniciativas que ajudaram a mudar a Educação andreense. Foram projetos que envolveram reciclagem, respeito ao próximo, música, dança e artes, entre outros temas.

Os três melhores foram julgados por comissão e anunciados em cerimônia de premiação na quinta-feira. Além de Ester Regina de Almeida, que trabalhou o Estatuto da Criança e do Adolescente em sala de aula, outras duas professores ganharam prêmios. Regina Campos, da Emeief Profa. Maria Cecília Derzan Rocha, ficou em terceiro e levou R$ 2.500 para casa por seu projeto de diário coletivo. Já o segundo lugar ficou com a docente Gilzane Santos Machil, da Emeief Prof. João de Barros Pinto, com o resgate de histórias de família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;