Economia Titulo Investimentos
Governo poderá promover novas desonerações
05/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo deverá promover novas desonerações no investimento. A informação é do secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Armando Meziat, durante lançamento da política industrial do setor de brinquedos.

"Continua sendo obsessão do governo aumentar a taxa de investimento, a formação de capital fixo no Brasil. Imagino que algumas medidas possam surgir nessa direção", disse o secretário.

RESPOSTA - Meziat fez esses comentários em resposta às reportagens recentes nas quais empresários pediam mais medidas de estímulo ao desenvolvimento, em vez de focar as açõe no consumo - o que vem sendo promovido pelo governo em resposta à crise, que se acentou depois de setembro nos Estados Unidos e que refletiu-se no mercado doméstico.

Os empresários disseram ainda que a crise tornaria necessário rever as metas da PDP (Política de Desenvolvimento da Produção), lançada pelo governo Lula.

Meziat, porém, discordou desse ponto. Ele observou que a meta de elevar a taxa de investimento no País para 21% do PIB (Produto Interno Bruto) já tinha sido atingida antes da crise, sofreu uma leve redução, mas se recuperou.

EXPORTAÇÃO - O secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC informou também que já foi atingida a meta de elevar a participação das exportações brasileiras para 1,25% do comércio mundial.

Outra meta é elevar as exportações brasileiras a US$ 208 bilhões, algo que Meziat acredita ser possível atingir até o ano que vem.

"As metas não serão alteradas porque a PDP é uma política de longo prazo", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;