Esportes Titulo São Caetano e Santo André
Dupla da região aguarda
confirmação para disputar
Copa do Brasil de 2013

CBF divulgou ontem o novo ranking de clubes, mas Azulão
e Ramalhão ainda não têm garantia de vagas na competição

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
22/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou ontem de forma oficial o Ranking Nacional de Clubes 2012, e deixou a dupla Santo André e São Caetano ainda mais ansiosa para disputar a Copa do Brasil na próxima temporada. Como a entidade entrou em recesso e só retorna no dia 7, a falta de confirmação vai durar pelo menos até então. O São Bernardo, por sua vez, está livre de tal expectativa e garantido na competição com o convite da FPF (Federação Paulista de Futebol) pela conquista da Série A-2 do Estadual.

Como já era previsto, o Azulão terminou o ano em 34º lugar, com 4.288 pontos, e não deve ter problemas em garantir um lugar no torneio nacional. Isso porque o clube aparece como o sexto mais bem colocado no ranking - exceção feita aos clubes classificados por outras vias (competições estaduais e Copa Libertadores) - e teria vaga assegurada desta forma, afinal os dez melhores se credenciam.

Já o Ramalhão aguarda confirmação para buscar o bicampeonato. O clube aparece na décima posição entre os clubes sem a vaga por torneios estaduais - aparece como 39º na listagem (com 3.712 pontos) - e, assim, teria espaço cativo.

Porém, uma série de informações conflitantes põe a participação ramalhina em dúvida. O Estado de São Paulo tem cinco vagas por direito. As três primeiras são destinadas aos campeões do Paulistão 2012 (Santos, Guarani e Ponte Preta - o São Paulo, terceiro colocado no Estadual, obrigatoriamente terá de disputar a Copa Sul-Americana). Os outros dois times assegurados são o São Bernardo, campeão da Série A-2, e Noroeste, vencedor da Copa Paulista.

O presidente do Santo André, Celso Luiz de Almeida, se mostrou cercado de incerteza, e ainda levantou uma dúvida: o Ramalhão seria o 11º clube paulista classificado e apenas dez seriam permitidos. "Não sei nossa situação. Nesse instante é muito difícil conversar com alguém (da CBF), porque estão em período de férias. Só em janeiro mesmo que poderemos tentar alguma coisa", explicou o presidente Celso Luiz de Almeida.

Para esta próxima temporada, a CBF confirmou a alteração na fórmula de disputa da Copa do Brasil, aumentando de 54 para 86 participantes (70 pelos estaduais, dez pelo ranking e os seis participantes da Libertadores - mas o Vasco, sexto no Brasileirão, herdou a vaga são-paulina). Além disso, haverá o retorno dos clubes que disputarão a Libertadores à competição, mas somente a partir das oitavas de final.

A disputa pelo título começa dia 3 de abril, e termina em 27 de novembro (com a interrupção no mês de junho para a realização da Copa das Confederações).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;