Internacional Titulo
Guerrilheiros matam 15 policiais no Nepal
Do Diário do Grande ABC
19/02/2000 | 13:49
Compartilhar notícia


Supostos rebeldes maoístas atacaram um quartel da polícia neste sábado, com bombas de fabricaçao caseira, em Gharti, aldeia do distrito de Rolpa, 320 quilômetros a Oeste de Nepal, na Indonésia matando 15 policiais e ferindo 16, segundo as autoridades.

O ataque aconteceu no feriado nepalês do Dia da Democracia, criado em 1990, quando o rei Birendra tornou-se monarca constitucional. O feriado foi comemorado com um desfile militar e cultural na capital nepalesa, Katmandu.

A polícia disse que os agentes feridos foram trasladados de helicóptero para os hospitais mais próximos. Mais de mil pessoas já morreram no Estado himalaio desde que os rebeldes iniciaram sua violenta campanha, há quase quatro anos.

Os guerrilheiros fugiram com 17 fuzis automáticos, três carabinas, uma metralhadora leve e uma pistola de Darukonda, povoado situado a 800 quilômetros Leste de Hiderabad, a capital do Estado de Andhra Pradesh, disse ainda o oficial. Foi o maior ataque já levado a efeito pelo grupo que está na clandestinidade desde a morte de três de seus mais importantes comandantes em um combate com a polícia em 2 de dezembro do ano passado. As autoridades atribuem ao grupo pelo menos 60 incidentes violentos no país desde entao.

O GGP luta pela criaçao de uma pátria para os tribenhos em Andhra Pradesh e três estados limítrofes. Acusa os ricos de explotar os trabalhadores, de lhes negar salários justos, tomar suas propriedades e violentar suas mulheres. Os rebeldes têm o hábito de atacar policiais e funcionários do governo, os quais acusam de conivência com os ricos.

Os rebeldes exigem a dissoluçao da monarquia constitucional e da repressao policial. Eles atuam em 19 dos 75 distritos do Nepal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;