Setecidades Titulo Capacitação profissional
Fundo de Solidariedade de Santo André é reaberto com expectativa de expansão

Projeto social ganhou nova sede, na Craisa, depois de permanecer cinco anos fechado

Por Gabriel Russini
Especial para o Diário
31/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Após cinco anos, o Fundo Social de Solidariedade andreense voltou à ativa. Em cerimônia realizada ontem na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), a Prefeitura de Santo André, por meio do Núcleo de Inovação Social, apresentou a nova sede do equipamento. A expectativa é a de que o programa de capacitação, que atende em média 90 pessoas em seis cursos, possa ser ampliado.

“O intuito é a capacitação profissional para quem mais precisa de formação, emprego, e que consequentemente precisa gerar renda”, discursou a primeira-dama do município e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra. Segundo ela, o programa é realizado em parceria com o governo do Estado. “Tanto em número de cursos quanto de pessoas atendidas (pretendemos ampliar), mas para isso, precisaremos de ainda mais espaço”, complementa. 

A expectativa inicial de reinauguração do equipamento era agosto. Porém, conforme Ana Carolina, a burocracia causada pela prospecção de locais possíveis para receberem o programa, como as unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Alzira Franco e a situada no Centro da cidade, aliadas à exigência dos técnicos estaduais acabaram adiando a reabertura.

As atividades do Fundo Social de Solidariedade foram interrompidas na cidade em 2012, quando a então primeira-dama Denise Ravin deixou o posto de presidente do Núcleo de Inovação Social, após o seu marido, o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), perder o pleito municipal para Carlos Grana (PT). Entre os anos de 2013 e 2016, a então primeira-dama Fátima Grana atuou como secretária de Inclusão e Assistência social. 

MODALIDADES

De acordo com a primeira-dama andreense, a preferência das vagas para capacitação é para quem possui cadastro no Cras e, caso todas as chances não forem preenchidas, o restante das oportunidades é aberto ao público em geral. Dentre os cursos que serão oferecidos no local estão o de padaria artesanal, no qual o aluno acaba aprendendo a confeccionar pães, salgados e doces, além de assistente de cabeleireiro, maquiagem, corte e costura, assistente de pedreiro, além da horta educativa, que visa levar a cultura de plantação de mudas até escolas do Ensino Fundamental. “Devolver o fundo faz parte do processo de recuperação da nossa cidade”, considera o prefeito Paulo Serra (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;