Internacional Titulo
Pequim diz que nao renunciará à força contra Taiwan
Por Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 08:13
Compartilhar notícia


A China nao renunciará jamais ao recurso da força, se for necessário, para restabelecer sua soberania sobre Taiwan, assegurou esta terça-feira o ministro chinês da Defesa, Chi Haotian, segundo a agência Nova China.

``A política fundamental da China em relaçao à questao de Taiwan consiste na reunificaçao e na aplicaçao do lema 'um país, dois sistemas', mas nao se comprometerá jamais a nao usar a força', declarou o general Chi, ao receber o comandante das forças norte-americanas no Pacífico, o almirante Dennis Blair.

O general Chi fez um pedido para que os Estados Unidos ``tratem corretamente a questao de Taiwan', abstendo-se de vender armas à ilha e ``fazendo gestos que verdadeiramente apóiem a reunificaçao pacífica da China'.

``A causa da reunificaçao chinesa é irreversível', disse o general, exigindo o ``diálogo' para reduzir as diferenças entre estados. ``A China nao será em nenhum caso uma ameaça aos Estados Unidos', assegurou.

O almirante Blair iniciou esta terça-feira sua segunda jornada de contatos em Pequim com as autoridades chinesas, uma semana depois da publicaçao de um ``Livro branco', no qual a China subiu o tom de suas ameaças a Taiwan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;