Setecidades Titulo
Dez monumentos de Mauá serão tombados
Por Do Diário OnLine
09/12/2002 | 11:43
Compartilhar notícia


O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico e Turístico, de Mauá, (Condephaat- MA) inicia nesta terça-feira o processo de tombamento de dez monumentos da cidade, medida que tem como objetivo preservar patrimônios históricos e culturais do município.

O trabalho de seleção dos principais pontos que retratam a história da cidade começou em 28 de setembro de 2001. “Ao assumirmos, naquela época, tomamos as primeiras medidas para rastrear e identificar os bens culturais da cidade. Esse trabalho foi concluído e, agora, vamos encaminhar a relação dos dez primeiros bens históricos e culturais para o tombamento à Prefeitura”, afirma a coordenadora da instituição e diretora do Museu do Município, Sílvia Ahlers.

De acordo com ela, foram selecionados todos os bens que têm uma relação estreita com a história do Município como, por exemplo, a fachada do antigo prédio da Porcelana Mauá, um dos marcos na industrialização da cidade, e a Gruta de Santa Luzia que, além de ser o local onde nasce o rio Tamanduateí, é uma das últimas reservas de Mata Atlântica em Mauá.

Com o tombamento, o município passa a ser responsável pela proteção, manutenção e conservação dos bens, que podem ser materiais ou imateriais (como, por exemplo, músicas e danças). É necessária a apresentação de provas ou referências históricas que o bem representa a história ou cultura da cidade. O ato de tombamento consiste em inscrever tais patrimônios em um Livro Tombo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;