Economia Titulo
Caixa Econômica aposta na própria imagem
Por Do Diário do Grande ABC
05/02/2000 | 14:00
Compartilhar notícia


Produtos e rede de atendimento que nenhum banco dispoe. Esse é o trunfo da Caixa Econômica Federal para enfrentar a concorrência seja ela qual for, de bancos nacionais ou estrangeiros. "Isso nos proporciona um tráfego de clientes que ninguém tem", diz o diretor de Serviços Financeiros da instituiçao, Fernando Carneiro.

Outra vantagem, afirma, é a imagem de solidez que o banco tem junto à populaçao.

A Caixa também já escolheu sua fatia de mercado: clientes pessoas físicas em geral e pequenas e microempresas. "É o maior banco de varejo com vocaçao social. Nao pretendemos concorrer com o Banco do Brasil e outras instituiçoes para atendermos grandes empresas", explica Carneiro.

Sem esforço - A instituiçao federal recebe um fluxo de recursos sem que precise fazer muito esforço para conquistar o cliente. Eles sao provenientes principalmente dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que, em geral, vao direto para a caderneta de poupança e outras aplicaçoes. Há ainda os pagamentos de seguro-desemprego e abonos e rendimentos do PIS.

A outra vantagem da Caixa em relaçao aos concorrentes é a rede de atendimento presente em todo o país. Sao 1.919 agências em 1.001 cidades e 4.200 casas lotéricas.

Para este ano, serao mais duas mil lotéricas conveniadas, o que atenderá 3.515 cidades. A Caixa pretende ampliar a prestaçao de serviços bancários.

Além da compra de loterias, os trabalhadores e clientes poderao fazer depósitos na caderneta de poupança e receber o seguro-desemprego e benefícios do PIS.

Esse processo, que o diretor Carneiro chama de segmentaçao, é a estratégia para atrair o cliente da classe média e renda mais alta, cujo tratamento que recebe atualmente deixa a desejar. "Os trabalhadores de baixa renda poderao ser atendidos perto da sua casa", diz, referindo-se às casas lotéricas.

Atendimento - Desafogando as agências, será possível dar um tratamento diferenciado e especializado aos clientes de renda mais alta, afirma o diretor da Caixa. Segundo Carneiro, haverá um gerente para cada área ou produto. Para melhorar esse atendimento, além de treinamento dos gerentes, estao sendo fixadas metas de desempenho.

A Caixa pretende também explorar o filao da Internet. Carneiro garante que a instituiçao tem o maior tráfego na rede de computadores entre os bancos, decorrente da consulta de resultado das loterias. Isso abre a possibilidade de um vasto campo para veiculaçao dos produtos do banco.

"A Caixa pode se comunicar com boa parte dos usuários de computador", aposta. "Nenhum dos bancos tem essa possibilidade de comunicaçao", cutuca mais uma vez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;