Setecidades Titulo Infraestrutura
Avenida das Nações volta a ter problemas
Por Cadu Proieti
do Diário do Grande ABC
06/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O cruzamento entre a Avenida das Nações e a Rua do Oratório, no Parque Novo Oratório, em Santo André, sofreu erosão de cerca de um metro quadrado, com profundidade de aproximadamente 60 centímetros. O buraco foi causado por deslocamento de solo junto à margem do Córrego Guaixaya, que passa por baixo do trecho. Por conta do incidente, o ponto está interditado desde quinta-feira pelo Departamento de Segurança e Trânsito da Prefeitura devido ao risco iminente de desmoronamento. O local já havia registrado o mesmo tipo de problema há cerca de um mês, segundo a administração municipal.

Com o trecho bloqueado, o fluxo de veículos que vêm da Rua do Oratório sentido São Mateus está sendo desviado (veja no mapa). No entanto, vários motoristas desrespeitam a orientação de rota e se aproveitam de espaço entre os obstáculos para seguir reto na via, passando pela calha do trólebus e ao lado da erosão.

O analista de sistema Fernando Soares, 32 anos, que trafega pelo local todos os dias com seu carro, reclamou da situação. "A interdição está travando toda essa região em horário de pico. Já teve esse problema aqui há pouco tempo, arrumaram e, agora, está assim de novo. Só pode ser serviço malfeito."

A Prefeitura informou que agentes de trânsito ficarão no local nos momentos de maior fluxo para orientar os motoristas. No entanto, no fim da tarde de ontem, a equipe do Diário não viu guardas e flagrou vários veículos executando manobras perigosas por conta da interdição.

O Semasa(Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que realizará, a partir de terça-feira, obra emergencial de contenção no local para reforçar as condições de segurança da pista. De acordo com a autarquia municipal, não há risco de desabamento total, mas o trânsito está sendo afunilado para evitar excesso de carga sobre o trecho afetado.

O Semasa informou ainda que obteve recursos de R$ 35 milhões vindos do governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para recuperar a canalização do Córrego Guaixaya e obras na Avenida das Nações. O edital de licitação para realização das intervenções será publicado nas próximas semanas. O Semasa disse também que, quando os trabalhos tiverem início, os trechos com problemas mais agudos, como o cruzamento em questão, serão priorizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;