Economia Titulo Projeção
PIB deve crescer acima de 5,8%
30/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acredita que a economia brasileira pode crescer mais de 5,8% em 2010.

"Eu não tenho nenhuma dificuldade em acreditar que vai dar 5,8% e até um pouquinho a mais em 2010", ressaltou, ontem, o ministro. A projeção de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) no ano que vem consta do relatório trimestral de inflação do Banco Central, divulgado no último dia 22.

Apesar de o governo ter optado por manter uma projeção de 5% na proposta de orçamento do próximo ano, o ministro tem dito que se for mantido o ritmo de crescimento dos últimos meses de 2009, a expansão do PIB em 2010 poderá ficar próxima a 6%.

O mercado financeiro elevou de 5% para 5,08% a projeção para o crescimento do PIB em 2010, de acordo com a Pesquisa Focus, divulgada nesta semana pelo Banco Central.

Bernardo informou ainda que o governo só definirá o contingenciamento do Orçamento de 2010 em março, depois de analisar o comportamento das receitas nos dois primeiros meses do ano. "Contingenciamento é igual Carnaval. Todo ano tem. Às vezes acontece em fevereiro, às vezes em março", diz.

O ministro espera que a Lei Orçamentária seja encaminhada para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o dia 10 de janeiro. Por causa do atraso na votação pelo Congresso, ele disse que o governo terá que usar o duodécimo (1/12 avos) para pagar as despesas não obrigatórias do próximo mês. Bernardo reafirmou que os restos a pagar do orçamento de 2009 deverão passar de R$ 60 bilhões. "É muito, mas na verdade é menos do que a gente estava projetando no início do ano, porque houve uma aceleração dos pagamentos de novembro para dezembro. Pagamos muita coisa", avalia.

Na primeira quinzena de janeiro o presidente Lula se reunirá com ministros da área econômica para discutir a ampliação de investimentos no País em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;