Cultura & Lazer Titulo Prêmio
APCA destaca os melhores de 2009 em dez categorias
Do Diário do Grande ABC
11/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A reunião anual da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), realizada na noite de segunda-feira, apontou os melhores do ano em dez categorias artísticas. Foram sete premiados em cada arte.

A comissão de televisão, por exemplo, escolheu as minisséries "Capitu" e "Som & Fúria" como as melhores da telinha. Em cinema, "Cidadão Boilesen" foi o melhor documentário e A" Festa da Menina Morta", a melhor ficção.

"Memória da Cana", do coletivo "Os Fofos Encenam", foi eleita a melhor peça adulta. Ainda em teatro: melhor ator para Elias Andreatto, melhor atriz para Rosaly Papadopol e melhor autor para Fábio Mendes.

Em artes visuais, o Museu Afro Brasil ganhou pela iniciativa cultural, e as melhores mostras foram Virada Russa, no CCBB, e Osgemeos, na Faap. Na área de música popular, Ney Matogrosso ficou com o troféu de melhor show, Céu com o de cantora e Lenine, compositor. Em música erudita, um dos premiados foi Ernst Mahle, pelo conjunto da obra. Em rádio, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, será homenageado pelo lançamento do livro Ninguém Faz Sucesso Sozinho.

Em dança, Antônio Nóbrega foi premiado por sua pesquisa para "Naturalmente - Teoria" e "Jogo de uma Dança Brasileira". Os prêmios serão entregues em festa realizada em parceria da APCA com o Sesc, em 6 de abril de 2010, no Teatro Paulo Autran.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;