Economia Titulo Crescimento
IPC-Fipe acelera para 0,70% na 1ª leitura de dezembro
11/12/2012 | 05:34
Compartilhar notícia


O Índice de Preços aos Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,70% na primeira quadrissemana de dezembro. O número representa uma aceleração em relação à quarta quadrissemana de novembro, quando apresentou 0,68%. Na comparação com a primeira medição de novembro, a inflação mostrou recuo, já que o índice naquele levantamento foi de 0,75%.

 

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou acima da mediana estimada por 22 instituições pesquisadas pelo AE Projeções, que apontavam que o índice poderia variar entre 0,60% e 0,71%, com mediana em 0,66%.

 

O grupo Habitação apresentou avanço. Subiu de 0,32% no quarto levantamento de novembro para 0,34% nesta primeira pesquisa de dezembro. O grupo Alimentação também seguiu em alta. O subíndice passou de 0,89% na quarta pesquisa de novembro para 0,92% na primeira quadrissemana de dezembro. Esse foi o segundo item que mais contribuiu para o IPC no período.

 

Transportes também apresentou avanço. De uma inflação de 0,13% na quarta quadrissemana de novembro, passou para 0,19% nesta primeira medição de dezembro. Despesas Pessoais também apresentou alta. De uma inflação de 1,64% na quarta leitura de novembro, subiu para 1,84% nesta primeira leitura de dezembro. Esse foi o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.

 

O subíndice Saúde apresentou queda. De uma inflação de 0,48% na quarta pesquisa de novembro, caiu para 0,42% nesta primeira quadrissemana de dezembro. O segmento Vestuário também desacelerou. Passou de 2,22% na quarta leitura de novembro para 1,77% nesta primeira medição de dezembro.

 

Por fim, o segmento Educação avançou. Teve inflação de 0,11% no quarto levantamento de novembro e subiu para 0,14% nesta primeira leitura de dezembro - foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.

 

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na 1ª quadrissemana de dezembro:

 

Habitação: 0,34%

Alimentação: 0,92%

Transportes: 0,19%

Despesas Pessoais: 1,84%

Saúde: 0,42%

Vestuário: 1,77%

Educação: 0,14%

Índice Geral: 0,70%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;