Economia Titulo Caso bancários
Audiência do Santander
está marcada para hoje

Banco demitiu cerca de 1.000 funcionários até quinta; a liminar
requerida pelo Sindicato dos Bancários de SP freou demissões

Por Tauana Marin
11/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As demissões realizadas pelo banco Santander na última semana de novembro tem dado o que falar. Devido aos desligamentos, está agendada para hoje, às 16h, no TRT/SP (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo) a segunda audiência de conciliação. O encontro é reflexo da liminar requerida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo que suspendeu, na quinta-feira, todas as demissões sem justa causa feitas pelo Santander em São Paulo, Osasco e região, base territorial da entidade.

De acordo com a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, do TRT/SP, caso a direção do Santander desobedeça a liminar, a instituição financeira pagará multa diária de R$ 100 mil. Ainda segundo a juíza, todas as dispensas que ainda não foram homologadas estão suspensas. As já homologadas serão discutidas.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, no País foram fechadas cerca de 2.000 vagas. Desse total, 23 trabalhadores atuam nas agências do Grande ABC, que somam 43 unidades. "Estamos bastante otimistas. Acredito que a audiência trará coisas boas para os trabalhadores da instituição", sinaliza o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Eric Nilson.

Em virtude das demissões, foram realizados protestos pelo País durante a semana passada. Na região não foi diferente: os bancários fecharam a Agência Regional, que fica em Santo André, e inclui Mauá, Ribeirão Pires e São Caetano.

Para a diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do Santander Rita Berlofa, a decisão do TRT foi sensata. "A desembargadora deixou bem claro aquilo que nós do sindicato sempre defendemos: que os trabalhadores brasileiros não podem ser tratados como de segunda categoria."

Por meio de nota, o Santander informou que realizou algumas mudanças organizacionais que levaram a uma redução de cerca de 1.000 pessoas de seu quadro. "Considerando que o banco emprega 55 mil pessoas, a redução representa cerca de 2% de seu quadro. O Santander, além de seguir rigorosamente as previsões legais, está implementando programa de apoio aos funcionários desligados, facilitando a recolocação no mercado."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;