Setecidades Titulo Abastecimento
Falta de água afeta
1,5 milhão em três
cidades amanhã

Manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água
Rio Grande atingirá São Bernardo, Diadema e Santo André

Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
28/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 1,5 milhão de moradores de São Bernardo, Diadema e parte de Santo André ficarão sem água amanhã. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo vai interromper o fornecimento para realizar serviços de interligações, melhorias e manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água Rio Grande, instalada na Represa Billings, no Riacho Grande, em São Bernardo.

 

A previsão da Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água, é de que a execução dos serviços ocorra das 6h até as 15h30. Ainda segundo a estatal, a normalização total do abastecimento acontecerá no decorrer da tarde e da noite.

 

Indagada se existe o risco de os moradores ficarem mais tempo do que o previsto sem água, a companhia informou que o serviço segue cronograma para evitar imprevistos na volta do abastecimento.

 

A Sabesp garantiu que disponibilizará caminhões-pipa, se necessários, para abastecer à demanda de escolas públicas, hospitais e pronto-socorros, conforme determinação da Arsep (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).

 

A companhia recomenda o uso racional da água armazenada nas caixas residenciais durante a execução do serviço. Entre as dicas, está manter a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; ao lavar a louça na pia, primeiro retire os excessos de comida com esponja e sabão para só depois usar a água. E mais: tomar banhos mais curtos, com o chuveiro fechado durante o ensaboamento.

 

Para casos de emergência, o usuário deverá acionar a Central de Atendimento 195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita. O Sistema Rio Grande é responsável pelo abastecimento integral de São Bernardo e Diadema, além de parte de Santo André - como a região do bairro Paraíso -, e produz 4.700 litros de água por segundo.

 

 

Última intervenção ocorreu em maio deste ano

 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo informou que não existe periodicidade para execução dos serviços na Estação de Tratamento de Água Rio Grande. A manutenção segue planejamento anual da empresa pública. Na região, a última intervenção ocorreu em 15 de maio deste ano, data que caiu em um domingo.

 

A Sabesp interrompeu o fornecimento de água na estação centrada na Represa Billings. Mais uma vez, moradores de São Bernardo e Diadema, além da região do bairro Paraíso, em Santo André, foram os afetados. Nessa oportunidade, obras de isolamento do decantador (um tanque que faz parte do processo de tratamento da água) foram realizadas no local. A produção da ETA reduziu em 33% de sua capacidade total diária e provocou intermitências em algumas residências e comércios. EG




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;