Setecidades Titulo Concurso
Jovens: relação com álcool começa a partir dos 13 anos
Caroline Garcia
Especial para o Diário
19/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao sair da infância, meninas não brincam mais de boneca, mas os meninos continuam jogando videogame. Em contrapartida, adolescentes a partir dos 13 anos, de ambos os sexos, provavelmente já foram apresentados a alguma bebida alcoólica. Essa é opinião dos alunos do Centro Educacional Interação, em Santo André, que participaram ontem do Desafio de Redação.

Para Beatriz Veloso, 14 anos, aluna do 9º ano, a criação e o meio em que o jovem vive também influenciam na idade inicial. "Mas a amizade, por exemplo, depende dos valores de cada um e da educação que é recebida em casa."

Matheus Ramos, 13, do 8º ano, concorda. "No começo, a turma pode pressionar, mas os que cedem têm mente fraca."

A facilidade de comprar bebida também é outro fator que aproxima o jovem do álcool. A família de Beatriz costuma fazer comemorações em época de festa junina, e ela, geralmente, é a encarregada pelo vinho. "Vou com a minha prima de 11 anos e só fui barrada uma vez porque o dono do comércio conhecia minha mãe."

O pai de Beatriz tem problemas com o alcoolismo. Antes de ser internado, quando ela tinha 8 anos, batia um carro por ano e já capotou três vezes por dirigir embriagado. "Só foi para a clínica porque teve princípio de ataque cardíaco. Ele até tentou parar com o cigarro e bebida sozinho, mas teve crise de abstinência e o próprio médico disse que ele não podia fazer tudo de uma vez."

O autor da melhor redação concorre a bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), co-realizadora da iniciativa. O desafio tem parceria do governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;