Política Titulo Na região
PDT é o partido que mais cresce nas Câmaras
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
09/10/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


O PDT é o partido que mais cresceu nas sete Câmaras do Grande ABC. Das 142 cadeiras disputadas no pleito de domingo, o partido conquistou dez. As vagas serão preenchidas pelos vereadores que atuarão na legislatura 2013-2016, que terá 142 vereadores.

No atual mandato (2009-2012), a legenda pedetista é dona de apenas dois gabinetes (um em Mauá e outro em Ribeirão Pires), para um total de 108 parlamentares (veja artes completas acima).

A variação positiva é de 400%, fazendo com que a agremiação, geralmente ligada a sindicatos, passe da modesta 11ª posição para a quarta colocação no ranking de representatividade das siglas nos legislativos locais.

Os vereadores eleitos do PDT estão nas sete cidades: Santo André (Cosmo do Gás e Lobo), São Bernardo (Ramon Ramos), São Caetano (Cidão) Diadema (Ricardo Yoshio), Mauá (Cincinato, Severino do MSTU e Melão), Ribeirão Pires (Banha) e Rio Grande da Serra (Israel Mendonça).

Já o PPS é o segundo partido que mais aumentou: de quatro para dez. O destaque está na cidade de São Bernardo, onde o partido lançou Alex Manente candidato ao Paço. A sigla passou de dois para seis vereadores. Passará da nona colocação também para a quarta posição no ranking de representatividade.

É a clara demonstração da influência positiva das chapas majoritárias nas disputas pelo Legislativo. Ou seja, as agremiações que têm candidatos a prefeito tendem a ter mais representantes nas Câmaras.

Ainda discorrendo sobre essa tese, o exemplo negativo, no entanto, fica para o PSDB de Santo André. São dois tucanos atualmente no Parlamento andreense: Marcelo Chehade e Marcos da Farmácia. Ambos não se reelegeram. O partido optou por não lançar candidato à Prefeitura, se coligou com o PDT (indicou o vice de Raimundo Salles) e agora colhe os frutos da estratégia. Na região, o tucanato passará dos atuais 11 vereadores para nove na próxima legislatura.

 

OUTRAS ASCENSÕES

Já o PR pulará de quatro para dez parlamentares. Evoluirá da décima posição para a quarta. Já o PMDB, que conquistou dois Paços (São Caetano com Paulo Pinheiro e Ribeirão Pires com Saulo Benevides), aumentou três cadeiras (de nove para 12) e deixou a quinta colocação para ser a segunda maior sigla do Grande ABC, atrás apenas no PT, que tem mais que o dobro de representatividade.

Trincheira petista que, por sua vez, aumentou em números totais, mas caiu em representatividade. Na atual legislatura são 25 vereadores entre as 108 vagas: 23,14%. Na próxima terá 29 cadeiras das 142: 20,42%. Ainda assim continua na liderança, com números expressivos. O PT tem um a cada cinco parlamentares da região.

EM QUEDA

A principal performance negativa constatada nas sete cidades é do PSB. Os socialistas são em 13, mas estarão em oito nos próximos quatro anos. Deixa, dessa forma, a condição de segunda maior agremiação do Grande ABC e cai para a nona posição.

O PPL tinha uma vereadora. Mas, Marion Oliveira não conseguiu se reeleger em Diadema e o partido sumiu das Câmaras locais. Aparecerão, no entanto, na próxima legislatura PHS, PSC, PTN, PMN e PRP que não têm parlamentar atualmente. Hoje são 17 legendas nas sete Câmaras e a partir do ano que vem serão 21.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;