Internacional Titulo Conflito
Protesto no Peru chega ao fim com 23 detidos
27/03/2014 | 01:32
Compartilhar notícia


Milhares de mineiros de ouro entraram em confronto com a polícia na quarta-feira em um protesto que se prolonga por sete dias para se posicionarem contra reformas na lei. O conflito deixou dois policiais feridos e 23 mineiros detidos, informou a polícia.

Repórteres da Associated Press observaram que a polícia de Lima disparou bombas de gás lacrimogêneo e efetuaram repetidos disparos para o alto, enquanto os mineiros gritavam contra o governo e lançavam pedras às viaturas policiais. O primeiro-ministro do Peru, René Cornejo, disse que o Estado não irá negociar "com quem toma como reféns os próprios cidadãos".

Os mineiros querem que o governo revogue um pacote de leis que busca formalizar o setor e que permite as autoridades destruírem o maquinário se eles não cumprirem com diversos requisitos até 19 de abril. O governo calcula que, entre informais e ilegais, 500 mil pessoas trabalham como garimpeiros artesanais, sendo que parcela deles exploram áreas proibidas pelo governo. Peru é o principal produtor de ouro na América Latina e o quinto maior exportador mundial do metal. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;