Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Você já pensou em ser voluntário?

Essa uma importante ferramenta para desenvolver competências para a vida profissional

Cintia Bortotto
17/03/2014 | 07:12
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A maioria das pessoas que atuam como voluntário em algum tipo de trabalho – ONGs, igrejas, entidades de assistência social – acredita que está fazendo um bem enorme para os outros. Realmente. No entanto, muitas vezes o voluntário não tem ciência do tamanho bem que está fazendo para si e seu desenvolvimento.

O voluntariado é uma importante ferramenta para desenvolver competências. Entre elas:

1 – Comprometimento: para ser voluntário, é preciso manter um compromisso em termos de periodicidade, horário e disponibilidade de tempo.

2 – Jogo de cintura: em situações de pressão ou de muitas variáveis e incertezas, temos de demonstrar flexibilidade e adotar uma postura de quem vê oportunidades ao invés de problemas.

3 – Dedicação: quando se dedica a uma causa, demonstra-se que acredita. O simples fato de acreditar gera uma motivação que tem como consequência a influência para que outras pessoas acreditem e se dediquem também. Esta é uma atitude bem-vista, principalmente em tempos em que as pessoas pensam mais em si mesmas do que em uma causa.

4 – Trabalho em equipe: O trabalho em equipe também pode ser desenvolvido quando falamos em atividades que devem ser compartilhadas ou realizadas de forma mais rápida. O fato de você depender de outra pessoa para que seu trabalho fique melhor, ou mais veloz, faz com que você demonstre influência, reconhecimento do outro e humildade.

5 – Respeito/conhecimento de outras culturas: respeito é uma premissa para se conseguir trabalhar com outras pessoas. Portanto, se for seguida a máxima de que respeito vem em primeiro lugar, ao se trabalhar com outras culturas ou com pessoas que têm diferentes pontos de vista, a base estará estabelecida no respeito.

6 – Organização: Quando estamos em situações que envolvem muitas pessoas e atividades, caso de grandes eventos ou trabalhos em ONGs, temos de ser organizados, ter clareza do que é importante e do que é urgente, o que pode ser feito apenas por mim e o que é delegável.

7 – Bom relacionamento interpessoal: A prática da empatia, saber diferenciar o que é seu e o que é do outro são pontos importantes e que denotam aspectos que as pessoas têm de ter para demonstrar essa competência. Em geral, as pessoas com bom relacionamento interpessoal têm a capacidade de conseguir os resultados sendo muito agradáveis.

8 – Bom humor: Característica que se sobressalta, principalmente quando se trabalha em grandes grupos ou em situações de muita pressão. Pessoas bem humoradas riem de si mesmas, fazem piadas inteligentes e sabem brincar de forma respeitosa e carinhosa, criando vínculo e aumentando a produtividade do grupo.

9 – Capacidade de resolver problemas: É aspecto valorizado no mercado e pode diferenciar o profissional, pois os líderes querem em suas equipes profissionais que resolvam as situações. Para isso, é importante ter leitura do cenário, entender o impacto de cada parte do problema no todo, estruturar de forma lógica as possíveis soluções e conversar com outras pessoas para encontrar/eleger a melhor solução para o problema apresentado.

10 – Tranquilidade para lidar com situações sensíveis: Pode ser grande diferencial para a pessoa no mercado. Isso porque encontramos ainda muitos profissionais imaturos que não conseguem fazer uma pausa para lidar com situações difíceis com tranquilidade. Para isso, é importante ter controle emocional, capacidade de análise, empatia e bom senso.

Nunca perca uma oportunidade de tornar-se um voluntário! Siga confiante e boa sorte!
 




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