Setecidades Titulo HPV
Meta da região é vacinar 48,3 mil jovens contra o HPV

Número de ocorrências nas delegacias especializadas tem queda de 37,23%

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa na segunda-feira campanha nacional de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) em meninas com idade entre 11 e 13 anos. No período de um mês, as sete cidades têm meta de imunizar pelo menos 48,3 mil adolescentes nesta faixa etária gratuitamente, o que corresponde a 80% do total das garotas. Essa é a primeira vez que o governo federal oferece este tipo de vacina, que previne a doença responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de colo de útero.

A estratégia da maior parte das prefeituras da região será colocar em prática calendário de vacinação nas escolas públicas e particulares, além de disponibilizar a imunização em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), entre 8h e 17h para a aplicação da primeira de três doses. Em todo o Estado, a estimativa é vacinar 808,3 mil meninas e, para isso, serão oferecidos 5.000 postos. A segunda dose deverá ser aplicada após seis meses e a terceira, depois de cinco anos da segunda aplicação.

Conforme explica a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Santo André, Ivani Viotto Maretti, a dose intramuscular, em um dos braços (direito ou esquerdo), previne contra quatro dos mais de 100 tipos de mutação existentes do vírus HPV. Dois destes vírus (16 e 18) causam o câncer de colo de útero e outros dois (6 e 11) são responsáveis pelo surgimento das verrugas genitais. “A vacina é uma forma de estimular a defesa do paciente contra os vírus”, destaca.

A professora da disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC Maria Auxiliadora Figueiredo Vertamatti destaca ainda que a faixa etária escolhida leva em conta que a imunização é mais eficaz em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual ativa e, portanto, não tiveram contato com o vírus, tendo em vista que o HPV é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível). “Quem passou dessa faixa etária pode se vacinar em clínicas privadas e também deve manter a prevenção ginecológica com os exames de papanicolau e colposcopia”, diz.

Em Santo André, a ação será lançada oficialmente na segunda-feira, às 8h30, na área externa da EE Dr. Américo Brasiliense, uma das escolas mais tradicionais da região. A meta do município é imunizar pelo menos 11,5 mil adolescentes e, para isso, também estarão disponíveis as 33 UBSs.

A cidade vizinha, São Bernardo, tem plano de vacinar cerca de 14,4 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos. Por lá, as jovens nascidas em 2000, mesmo que já tenham completado 14 anos, também serão imunizadas na campanha.

São Caetano pretende proteger 3.000 garotas contra o vírus e em Diadema, a expectativa é que 7.000 adolescentes sejam imunizadas na campanha “Cada menina é de um jeito diferente, mas todas precisam de proteção”.

Em Mauá, a ação também beneficiará garotas da escola municipal Cora Coralina, com meta de vacinar 11.313 pessoas nesta faixa etária.

Ribeirão Pires precisa aplicar 2.600 doses nas munícipes com idade entre 11 e 13 anos, já Rio Grande da Serra tem planos de imunizar 1.024 pessoas.

A imunização das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis, no entanto, em caso de questionamento ou negativa por parte dos pais, os responsáveis deverão assinar termo de recusa.

A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é pela via sexual. O vírus é altamente contagioso e pode ficar no organismo durante anos, sem que a doente perceba. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;