Política Titulo Cerimônia
Ao assumir o Paço, Silvana exalta mulheres na política

Vice substitui o prefeito de Diadema até o dia 5 e já assina termo de licença ambiental

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
26/02/2014 | 06:53
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Empossada ontem como prefeita interina de Diadema, Silvana Guarnieri (PTB) frisou em seu discurso a participação da mulher na política. A petebista ponderou, entretanto, que ainda “há muito o que avançar” para uma atuação mais igualitária entre os sexos no setor. “Ainda existe certo tradicionalismo na política, de o homem estar sempre à frente das discussões, mas aos poucos os espaços vão sendo preenchidos”, disse.

Em cerimônia modesta, com a presença de poucos vereadores e do assessor especial de Gabinete, Laércio Soares (PCdoB), representando o prefeito Lauro Michels (PV), Silvana assinou o termo para substituir o verde até dia 5, tornando-se a primeira mulher a comandar a cidade. Num breve discurso, ela reiterou o compromisso de conduzir a administração na ausência do titular.

A primeira atribuição da petebista como chefe do Executivo foi participar de reunião na sede da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), na Capital, para assinatura do termo de licença ambiental para obras de urbanização no Complexo Caviúva, no Jardim Inamar, e no loteamento Iguassú, no Sítio Joaninha, ambos no bairro Eldorado.

A intervenção custará R$ 42 milhões, dos quais R$ 34,7 milhões são oriundos da União, por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Autorizada em 2011, ainda na gestão de Mário Reali (PT), a intervenção urbana não saiu do papel por falta de laudo do órgão paulista.

A prefeita em exercício também fará a abertura de atividades do Carnaval, no sábado. A festividade não contará com desfile das escolas de samba, mas terá atrações de rua até a madrugada do domingo, com shows musicais e apresentação de grupos carnavalescos.
Silvana revelou que há quatro nomes cotados para substituí-la na Secretaria de Assistência Social, que ela deixou para se dedicar à pré-candidatura a deputada federal. Segundo a petebista, o partido indicará o novo comandante dentre dois quadros da sigla na cidade e dois de outras regiões.

PARTICIPAÇÃO
Apesar da observação de Silvana, a participação feminina na política do Grande ABC na atual legislatura deu em salto em relação ao período anterior, entre 2009 e 2012. Há quatro anos, a região tinha apenas duas vice-prefeitas, Dinah Zekcer (PTB, Santo André), e Helenice Arruda (PTB, Rio Grande da Serra).

Atualmente, além de Silvana, quatro mulheres ocupam a cadeira de número dois nos Paços: Oswana Fameli (PRP, de Santo André), Lucia Dal’Mas (PMDB, de São Caetano), Leo da Apraespi (PSC, de Ribeirão Pires) e Marilza de Oliveira (PTB, de Rio Grande).

A mudança também ocorreu no Legislativo. Em 2008, dos 108 vereadores eleitos, seis eram mulheres. Em 2012, o número de vereadoras eleitas saltou para dez. Mas em julho do ano passado foi reduzido para nove, após a morte da parlamentar de Ribeirão Pires Mercedes D’orto (PV).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;