D+ Titulo Especial Enem
Enem: mil e uma utilidades
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
22/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


 A cada ano o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, ganha mais importância. Além de medir os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio, é usado por universidades (e cursos técnicos) como seleção. Algumas faculdades utilizam o Enem para substituir o vestibular, como primeira fase ou como forma de ajudar na pontuação. Às vezes, o critério de escolha muda de acordo com o curso. Por isso, vale a pena buscar informações sobre como a seleção funciona na faculdade que deseja cursar. Assim, dá para focar em áreas específicas durante a prova.

A maioria das instituições usa o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e o Sisutec (para cursos técnicos), que substitui o vestibular pela nota do Enem. Além disso, o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo, e o Fies (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior), exigem o exame. No caso do ProUni, é preciso marcar, pelo menos, 400 pontos e mais do que zero na redação.

Alunos acima de 18 anos que ainda não concluíram o 3º ano, conseguem o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para isso, têm de tirar mínimo de 500 pontos na redação e 400 em cada matéria avaliada. O exame é usado no programa Ciência sem Fronteira, que envia jovens ao Exterior para graduação ou pós-graduação.

Para Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibulares do Anglo, a vantagem do Enem é que o aluno tem várias alternativas com uma só prova “Não precisa se deslocar tanto e pagar taxas de inscrição em várias universidades. Também há mais chances de ganhar bolsas de estudo nas particulares.” Mais em: http://enem.inep.gov.br

* Fique ligado: a partir de agora, o D+ tem matéria sobre o Enem até a data da prova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;