Cultura & Lazer Titulo Mostra
Teatro nas ruas
do Grande ABC

Serão 61 apresentações entre amanhã e o dia 29
de setembro da Mostra do Sesc em todo o Estado

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
19/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Entre amanhã até o dia 29, a Mostra Sesc de Teatro de Rua levará 21 espetáculos para as praças, parques e calçadões de 18 cidades do Estado de São Paulo. Na região, São Caetano e Diadema receberão as apresentações e atividades gratuitas.

Esta segunda edição, com um formato mais ampliado do que a primeira, em 2010, conta com a participação de 16 unidades do Sesc. Estão marcadas, no total, 61 sessões e dez oficinas.

“O teatro de rua é um gênero com características, técnicas e necessidades próprias. São espetáculos que podem não funcionar muito bem dentro de ambientes fechados e que já são pensados para ter essa relação direta com o público e com o urbano”, contou Armando Fernandes, coordenador geral da Mostra.

Cada espetáculo funciona de um jeito e varia no formato da apresentação: alguns atores chegam com antecedência, delimitam o espaço já avisando que ali terá alguma coisa, e depois voltam somente na hora da peça; outros cercam o local e já começam a se maquiar ali mesmo; e, por fim, há aqueles que já chegam interpretando e abrindo, aos poucos, um espaço entre o público.

A programação foi decidida entre os 17 curadores especialistas em teatro de cada unidade participante. “Foi uma pesquisa muito rica e uma troca de experiência ótima. Conheci companhias das quais nunca ouvi falar e que são muito boas.”

Após as discussões, um conjunto de fatores estabeleceu o local de cada apresentação. Foram levados em conta desde a condição da cidade para receber as peças até os trabalhos que dificilmente são levados para determinados locais. “Em São Paulo, por exemplo, tem um grupo que sempre se apresenta na região na Mooca e que é bastante conhecido por aqui. Optamos, então, por levá-lo agora para o Interior. A mesma coisa acontece com os espetáculos internacionais, que no dia a dia são mais difíceis de estar nessas unidades mais afastadas da Capital.”

A intenção do coordenador é fixar um calendário para o projeto. “Ainda não sabemos ao certo qual será a periodicidade, mas queremos que se torne um projeto regional com um calendário fixo. A safra de espetáculos é muito boa e já temos uma envergadura para isso.”

Além das apresentações estão programadas também oficinas, bate-papo e workshops. “As atividades formativas reafirmam o compromisso do teatro que é contribuir com a discussão e inquietação na arte. Dão oportunidade ainda para o público encontrar os artistas e os artistas se encontrarem também”, finalizou Fernandes.

Programação

Teatro de Rua

Flor de Macambira –Cia. Ser Tão Teatro (Paraíba)

Dia 21. Sábado, às 19h.

Praça da Moça – Rua Graciosa, em Diadema

 

Luiz Lua Gonzaga – Grupo Magiluth (Pernambuco)

Dia 28. Sábado, às 19h.

Praça da Moça – Rua Graciosa, em Diadema

Romeu e Julieta – O Encontro de Shakespeare Com a Cultura Popular – Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular (Maracanaú, Ceará)

Dia 29. Domingo, às 15h.

Parque Chico Mendes – Av. Fernando Simonsen, 566, em São Caetano

Atividades

Diálogo Criativo – Conversa com Grupo de Pernas pro Ar (Rio Grande do Sul)

Dia 22. Domingo, às 16h.

Parque Chico Mendes – Av. Fernando Simonsen, 566, em São Caetano.

Ritmo de Rua – Oficina com o Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular (Maracanaú, Ceará)

Dia 29. Domingo, das 10h às 13h.

Parque Chico Mendes – Av. Fernando Simonsen, 566, em São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;