Cíntia Bortotto Titulo
Invista o 13º salário na sua carreira!

Aplicar em Educação ajuda a conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho

Cíntia Bortotto
03/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O investimento na carreira é uma das premissas para que ela decole. Normalmente, as pessoas que investem em Educação e entregam constantemente os resultados para a empresa são lembradas na hora da promoção, pois se prepararam para a oportunidade. Investir na carreira é retorno certo. Este é um investimento que gera algo que ninguém tira de você e a probabilidade de estar preparado para promoção ou mudança de emprego é maior. Além disso, provavelmente, você passe a receber um salário maior pelo seu nível de qualificação. Estudos demonstram incrementos sucessivos de remuneração à medida que a escolaridade aumenta.

Ter formação superior é básico. O desenvolvimento de idiomas também é muito importante. Cada vez mais o Brasil tem exposição internacional e o inglês, espanhol, alemão, mandarim, são conhecimentos que podem fazer diferença na hora de ser contratado ou promovido. As especializações, pós e MBAs também deixam o currículo mais completo para o próximo passo de carreira.

Nos últimos anos, a falta de mão de obra tem permitido contratações mesmo sem toda a especialização desejável. Mas até mesmo por este bom momento econômico, é bom continuar o investimento na carreira. Assim, se em algum momento houver uma crise, as pessoas que se prepararam terão mais oportunidades. Além disso, se pensarmos em cenário sem crises, os que investem continuamente na carreira em geral continuam crescendo.

Mas cada vez mais, o comportamento é o que tem feito a diferença na hora da promoção ou da contratação. Existem vários treinamentos comportamentais. Também é possível um processo de desenvolvimento individual que pode se dar através de um processo de coaching. Todos que eu conheço que passaram por este processo têm uma opinião unânime que aproveitaram e evoluíram com ele. Investir em autoconhecimento e em desenvolvimento de competências é um grande passo na carreira e eu diria que este, hoje, é o que tem feito a diferença quando você já tem um conhecimento adequado ao seu cargo e ao cargo que vocês almeja.

Mas é necessário investir todo o 13º em sua carreira? Eu diria que não. Nada em exagero é adequado. Um bom equilíbrio entre os investimentos na carreira e na família é mais saudável. Portanto, aproveite parte de se 13º salário para viajar, presentear, ter um bom Natal e um bom Reveillon. No entanto, não se esqueça de reinvestir em você mesmo, em seu conhecimento, em sua empregabilidade. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;