Cíntia Bortotto Titulo
Na hora de escolher uma profissão

Pais devem se mostrar abertos à indecisão dos filhos

Por Cíntia Bortotto
14/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Na semana passada, abordei nesta coluna a questão da escolha vocacional dos adolescentes. Retomando, aos pais cabe perguntar e estimular, para que os filhos possam tomar a decisão com mais base. A seguir, enumero algumas dicas:

1) Mostre-se aberto à indecisão de seu filho;

2) Fale como você o percebe, quais são suas fortalezas e talentos;

3) Faça perguntas quando ele vier com as ideias de futuras profissões, como se fosse um jogo, no qual você faria o papel de ‘advogado do diabo', fazendo as perguntas difíceis;

4) Ajude-o a encontrar pessoas que possam mostrar a profissão na prática; contate sua rede de relacionamentos;

5) Compre para ele o Guia do Estudante, como leitura obrigatória;

6) Deixe claro que seria bom ele acertar a escolha, mas se ele errar não é o fim do mundo, pois pior mesmo é escolher algo errado e ficar infeliz;

7) Mostre que está ao lado dele;

8) Se for possível, contrate programa de orientação vocacional, afinal, os testes psicológicos podem ajudar e dar indícios sobre a pessoa;

9) Mostre a importância de se gostar do que faz para ser uma pessoa de destaque na profissão;

10) Ajude-o durante todo o processo de estudos para o vestibular, se ele tiver certeza do que quer ou não.

Já para a moçada que está pensando sobre que carreira seguir, sugiro que comece fazendo uma autoanálise: no que você é bom? Para o que tem talento? Se for difícil responder a primeira pergunta, oriente-se pelas matérias do Ensino Fundamental e Médio que mais lhe chamaram a atenção e nas quais você ia melhor, que demonstrava facilidade.

Você também pode fazer  orientação vocacional e ler o Guia do Estudante, marcando todas as carreiras pelas quais você tem interesse. Converse com seus pais e reveja a lista, ponderando quais profissões tem aspectos que você não suportaria viver no dia a dia. Afinal, mais importante do que gostar do que faz é minimamente não ser infeliz na profissão.

Veja também todas as possibilidades que a profissão escolhida lhe oferece. Procure conversar com profissionais da área para entender melhor a realidade da profissão. Visite empresas, instituições e profissionais para ter ideia melhor do trabalho.

Se escolheu e errou, não se desespere, tranque a matrícula, repense, estude novamente para o vestibular, pondere melhor, principalmente aspectos que o fizeram entender que aquela profissão não era para você, siga os passos acima e escolha de novo. Se você é pai de adolescente, chefe, amigo de um adolescente em tempo de escolha de carreira, ajude-o. Sigam confiantes e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;