Setecidades Titulo
‘Desejos e paixões’ é tema da União da Ilha
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
27/01/2006 | 08:13
Compartilhar notícia


A Escola de Samba União da Ilha da Prosperidade, terceira a desfilar na avenida Kennedy no Carnaval de São Caetano – sábado, 25 de fevereiro – trará para a passarela do samba a história dos habitantes do país, mostrando os desejos e paixões do povo brasileiro. O tema foi proposto pela presidente da escola, Cleusa Maria Araujo Martins, que trata a agremiação como uma grande família. “Aqui todo mundo faz tudo. De pegar café a criar fantasias”.

Os preparativos para a grande noite estão sendo tocados numa casa ao lado do barracão da escola, já que este foi transformado em depósito para as fantasias. “A energia precisou ser desligada por conta de uma reforma na instalação elétrica, e só vai estar normal na semana que vem. Por isso, estamos trabalhando aqui nesta casa”, conta a presidente. O forte calor no local de trabalho, que fica embaixo de um telhado plástico, não tira a empolgação dos integrantes da escola, que estão trabalhando diariamente até às 2h para dar conta do recado e não fazer feio na frente do público no dia 25 de fevereiro.

A história dos brasileiros será contada a partir das paixões e dos desejos do povo. A presidente Cleusa é bem didática para explicar o tema. “Gostamos de passar uma mensagem na avenida, sempre com sátira. Dessa vez, vamos retratar a história do povo, fazendo isso a partir dos desejos e paixões. Qual a paixão do brasileiro? É o futebol, uma boa feijoada, a música. E quais seus desejos? É o sonho da casa própria, uma saúde de qualidade, essas coisas. É isso que vamos mostrar no desfile”.

O diferencial da escola, segundo os componentes no barracão, é o clima de amizade que cerca seus integrantes. A presidente Cleusa dá um exemplo. “Há quatro anos, uma menina do Centro da cidade veio desfilar com a gente. Adorou. No ano seguinte, ela trouxe mais quatro pessoas. No ano passado, foi mais gente. Neste ano, vai ter uma ala só de amigos dela no desfile. Por isso, coloca aí no jornal: atenção folião! Se quiser desfilar em uma escola de São Caetano, é só chegar aqui no barracão e escolher a fantasia, de graça. Estamos para competir e festejar o Carnaval”. A escola fica na rua da Garça, 365, na Vila Prosperidade.

Corte – A Eleição da Corte do Carnaval de São Caetano vai ocorrer na próxima sexta-feira, dia 3, no São Caetano Esporte Clube – rua Ceará, 393, bairro Fundação, a partir das 20h. Serão escolhidos Rei Momo, Rainha, a primeira e a segunda princesas e a Miss do Carnaval da cidade.

União da Ilha da Prosperidade

Fundação: 25 de setembro de 1996
Títulos: 2003
Cores: Azul, vermelho, amarelo e preto
Ensaios: Quintas, sábados e domingos, sempre às 14h.
Tema: Do Passado ao futuro! A história de um povo apaixonado, que insiste em ser feliz.
Presidente: Cleusa Maria Araujo Martins
Carnavalesco: Marcelo Santos
Total de alas: 11
Carros alegóricos:3
Componentes: 350

Bate na palma da mão
Vamos agitar
Que a União da Ilha
Veio pra sambar

Brasil, terra de paixões e desejos
Um povo de muita coragem
Sou brasileiro com muita dignidade

É lindo ver o amanhecer
Quanta magia no ar
Araras a revoar
Vejam como é lindo
O sol vai brilhar
E um novo dia vai anunciar

O índio valorizou nossa terra
Venceu todas as guerras
E hoje pode comemorar
Com a natureza que encanta esse Brasil
Batendo forte no seu peito varonil
E a vitória Régia é nosso cartão-postal

Somos apaixonados por futebol e cerveja
Se tem samba, tem batucada
Só está faltando a nossa culinária
Temos a feijoada que não pode faltar
Pra você que não provou
Venha provar.

É carnaval, União da Ilha eu sou
Em alto astral, com a bateria eu, você.

Rainha, leva esperança
As crianças com emoção
O videogame seduz
E conduz a nova geração.

O povo a sonhar
Querendo um lar, trabalho e educação
Viver com dignidade
É na verdade direito do cidadão.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;