Esportes Titulo
Repescagem inicia definição das últimas cinco vagas ao Mundial
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
12/11/2005 | 08:25
Compartilhar notícia


As cinco vagas restantes à Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, começam a se definir neste sábado, e os classificados serão conhecidos na próxima quarta-feira. A América do Sul pode ter uma quinta seleção no Mundial caso o Uruguai passe pela Austrália, numa repetição da repescagem ocorrida em 2001. Os uruguaios, campeões em 1930 e 1950, se juntariam a Brasil, Argentina, Equador e Paraguai.

A Europa define os três últimos participantes com jogos que devem ser marcados pelo equilíbrio. A Espanha, que possui um dos campeonatos mais ricos do mundo, enfrenta a Eslováquia e tenta interromper a sina de não possuir uma seleção nacional tão forte. Os eslovacos, que formavam a antiga Checoslováquia, tentam pelo menos um empate para aproveitar o mando de campo na quarta-feira.

Em Oslo, a Noruega, que no Mundial de 1998, na França, venceu o Brasil na primeira fase, enfrenta a República Checa, uma das seleções mais regulares do continente nos últimos cinco anos. A terceira repescagem da Europa será Suíça x Turquia. Os turcos têm a favor a notável campanha em 2002, quando terminaram em terceiro lugar na competição disputada na Ásia.

A repescagem mais inesperada é a que reunirá um representante da Ásia, o Bahrein, diante de uma seleção da Concacaf (Confederação Centro-Americana do Caribe e da América Central), Trinidad e Tobago. Os dois países jamais disputaram uma Copa do Mundo.

Desfalques preocupam – No confronto de maior interesse para os sul-americanos, marcado para Montevidéu, o técnico Jorge Fossati não poderá escalar um de seus titulares mais expressivos. O zagueiro Lugano, um dos destaques do São Paulo na temporada, está suspenso e só atua na partida de volta. Fossatti ainda tem uma dúvida no ataque, com a provável ausência do artilheiro Diego Forlán (Villarreal), que se recupera de contusão.

Com o Uruguai como mandante, o treinador deverá recorrer a um experiente trio ofensivo, composto por Recoba (Internazionale), Zalayeta (Juventus) e Morales (Málaga).

Na Austrália, que disputou somente um Mundial (1974, também na Alemanha), o trunfo no banco de reservas é tão importante quanto os titulares mais conhecidos, casos dos atacantes Viduka (Middlesbrough) e John Aloisi (Alavés). O técnico é o holandês Guus Hiddink, que há três anos levou a co-anfitriã Coréia do Sul ao quarto lugar do Mundial, mesma posição obtida quatro anos antes pela Holanda, também por ele orientada na edição ocorrida na França. O sorteio e a divulgação da tabela da Copa de 2006 estão marcados para o dia 9 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;