Setecidades Titulo
Mau-tempo atrapalha Corpus Christi
Por William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
12/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhaes/DGABC


O feriado de Corpus Christi teve na celebração da missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo, o ponto alto no Grande ABC. O bispo dom Nelson Westrupp, responsável pela Diocese de Santo André (que engloba toda a região), fez a sagração da eucaristia e pediu aos fiéis que fossem solidários, demonstrando a caridade cristã.

O mau-tempo impediu a exposição dos tapetes coloridos em São Bernardo. O tempo chuvoso deixou todos temerosos de que o trabalho pudesse ser perder. A representação ficou limitada a uma pequena faixa de serragem ao redor da igreja, por onde todos passaram ao final da cerimônia.

No entanto, o clima não foi obstáculo para a confecção em outras cidades do Grande ABC. Em São Caetano e Ribeirão Pires, a população teve a oportunidade de apreciar a decoração típica, como motivos que lembraram a passagem de Cristo pela Terra.

Durante a cerimônia em São Bernardo, o bispo da Arquidiocese de Santo André afirmou que as pessoas têm se norteado cada vez mais pelo hedonismo e o consumismo. Criticou ainda a falta de solidariedade de forma geral, e as injustiças sociais como um todo. "O mundo tem o suficiente, mas não existe a justa distribuição."

Os governantes não foram esquecidos por dom Nelson. "Falta o olhar misericordioso para com os necessitados. Infelizmente, o ser humano não é colocado em primeiro lugar."

Dom Nelson lembrou que a data simboliza Jesus Cristo de forma real na eucaristia, e lembrou que é preciso reconhecê-lo o em cada irmão e irmã, demonstrando a caridade. "Nem sempre isso acontece." A autoridade máxima da Igreja Católica na região explicou depois que a data tem um sentido profundo apenas para quem tem fé. "A fé é um dom, que precisa ser cultivado. Se alguém não pede a Deus, pode perdê-la."

No ano passado, dom Nelson saiu em defesa dos sem-teto de Mauá que, expulsos de terreno no Jardim Olinda, conseguiram abrigo apenas no salão paroquial da Igreja de São João Batista. Na ocasião, não poupou críticas ao poder público, que teria abandonado sua principal obrigação: zelar pela população.

Na porta da igreja, cobertores doados pela população foram enfileirados e serão doados aos carentes. Durante a missa, o flagelados pelas chuvas no Norte e Nordeste também foram lembrado pelo pároco local, Augusto César.

TRADIÇÃO - Em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo - cidade que tem forte tradição em festas de Corpus Christi -, foi formado um tapete de serragem com cerca de 800 metros de extensão. Eram esperadas cerca de 70 mil pessoas para a festa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;