Memória Titulo
Fausto & Marlene: um ecomuseu em Santo André

"Ecomuseu explica a ecologia da região, a vida tradicional das populações"

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Ecomuseu explica a ecologia da região, a vida tradicional das populações, o uso dos materiais para a confecção dos utensílios, ferramentas e outro artesanato. Ao mesmo tempo, é um local de estudo e coordenação. Pode ainda ser considerada uma escola que ajudará na formação de especialistas em artesanato."

Fundação Joaquim dos Santos, Escola Profissional de Torredeita, uma freguesia portuguesa do Conselho de Viseu.

* * *

Antonio Fausto Penteado Guedes Lopes, químico industrial, e Marlene Serra, pesquisadora da Memória, casaram-se, em Santo André, em 5 de abril de 1964. Uma linda história que neste mês celebra 45 anos de vida em comum e que traz um ingrediente a mais: a formação de um dos mais ricos patrimônios museológicos particulares.

Fausto fez carreira na Atlantis do Brasil. Quarenta anos de casa. Marlene integrou equipe municipal que estudou a estatística e história de Santo André. O gosto comum pela história fez com que o casal mantivesse livros e objetos históricos herdados dos seus antepassados. Um material básico enriquecido nas viagens a serviço de Fausto e particulares em companhia de Marlene.

A coluna Memória teve acesso a esse verdadeiro ecomuseu particular. A repórter fotográfica Marina Brandão fotografou 22 peças ou conjuntos de objetos do casal. Um material que Fausto e Marlene querem preservar para sempre, o que nos faz sonhar com a possibilidade de um futuro espaço público próprio, quem sabe diretamente ligado à Prefeitura da cidade que marca a história dessa família de raízes.

A partir de hoje, iniciamos a divulgação dessas preciosidades.

ALMANAQUE
Irineu Bagnariolli Junior
Nascimento: São Paulo (SP), 13 de abril de 1955.
Vereador: 1983-1988.
Partido: PT

Defendeu questões ligadas à habitação, com participação direta na estruturação de movimentos pró-moradia e na fundação da Associação dos Mutuários de Santo André e da Federação no Estado de São Paulo, na qual foi secretário geral. Foi secretário de Habitação nas gestões petistas de Santo André. É sociólogo e professor universitário.

Loló
Nome: Maria Ferreira de Souza.
Nascimento: Santo André, 13 de abril de 1957.
Vereadora: 2001 a 2008.
Partido: PT.

Autora de projetos que se transformaram em sete leis municipais: 1) feiras noturnas; 2) garantia de estacionamento para pessoas idosas no comércio; 3) incentivo à cultura; 4) linguagem inclusiva; 5) conscientização das LER/Dort; 6) instituição do dia para refletir sobre os horrores do holocausto; 7) instituição do Dia Municipal de Combate à Violência Urbana, em 20 de janeiro.

CAPITAL BRASILEIRA
Fortaleza foi fundada nesta data em 1726.

HOJE
Dia do Hino Nacional Brasileiro, Dia do Jovem, Dia do Beijo e Dia do Office-Boy.

SANTOS DO DIA
Márcio, Martinho I, Quintiliano, Sabás Reys Salazar e Vitor de Braga.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 13 de abril de 1979

Manchete - Governo (estadual) determina corte nas despesas para dar aumento. Professores continuam parados. Novas categorias podem entrar em greve

Igreja - Cerca de 2.500 padres, bispos e cardeais, vestidos de branco, oficiaram ontem, na Basílica de São Pedro, a maior missa concelebrada da história do Vaticano.

Comportamento - Baile de aleluia perde interesse para clubes.

Editorial - O grande combate democrático vem aí

EM 13 DE ABRIL DE...
1924 - Toma posse o primeiro vigário de São Caetano, padre João Baptista Pelanda, que assinala no livro-tombo da igreja: "Depois do falecimento do padre Capra - no domingo, 4 de janeiro de 1920 - continuaram os missionários de São Carlos sua assistência religiosa a esta população, destacando-se a obra do padre Silvano Guiliani, que, à diferença de outros, aqui tinha fixado residência".

1929 - São Caetano homenageia o industrial Manoel Gomes Sant'Anna.

1961 - Ministério do Trabalho reconhece o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, fundado em 1959. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;