Economia Titulo
Mais de 100 bolsas para estudar lá fora
Humberto Domiciano de Paula
Especial para o Diário
24/02/2007 | 17:29
Compartilhar notícia


O desejo de estudar fora do Brasil pode ser concretizado diante da chuva de oportunidades em países como a França, Espanha, China, Finlândia e Itália. No total são mais de 100 vagas abertas para bolsas de estudo.

A França, através de parceria com a Prefeitura de São Paulo, disponibiliza bolsas para estudantes de faculdades públicas. O valor pode chegar a 4 mil euros e tem duração prevista entre 6 meses e um ano. Os interessados poderão se inscrever até o mês de abril. É necessário ter conhecimentos médios na língua francesa.

Para a assistente da Edu France, Cecília Ciscato, as pessoas que buscam estudar na França preferem a região de Paris. “Os estudantes querem viver nessa região. Além de ser um ponto turístico também possui instituições de ensino mais tradicionais.” Cecília ressalta que a procura maior se dá por cursos na área de humanas. “As formações em pós-graduação na França (mestrado e especialização) são majoritariamente nas áreas de Direito, Economia, Administração e Relações Internacionais/Ciência Políticas”.

Já a Espanha abriu 60 vagas para docentes. As bolsas fazem parte de uma parceria entre o Banco Santander e a Universidade Politécnica de Madri. As inscrições para o projeto podem ser feitas até o dia 10 de março. O estudante terá uma ajuda de 1,2 mil euros para gastos com alojamentos e saúde.

China - A China também está oferecendo bolsas para brasileiros. O programa chinês concede 41 vagas, sendo 21 integrais e voltadas para novos estudantes e 20 parciais, para mulheres. Existem ainda 17 renovações de bolsa para brasileiros que já estudam naquele país. O processo de inscrição acaba no dia 23 de março.

Outro país da Europa, a Finlândia encerra as inscrições para estudantes de jornalismo no dia 15 de março. O governo finlandês pretende divulgar o país para o mundo, conforme relata a assessora consular no país, Hanna Kuitunen. “Todo ano o governo escolhe um país para a concessão de bolsas. Em 2007 é a vez do Brasil. Pretendemos mostrar a Finlândia, torná-la mais conhecida e conceder aos jornalistas uma oportunidade de serem correspondentes internacionais”. diz. Os aprovados passarão o mês de agosto em Helsinque, capital do país. A bolsa incluí despesas com estadia e alimentação. Na Itália há bolsas disponíveis para pesquisadores. O projeto dura um ano e o bolsista trabalhará em um centro de documentação de imigrantes.

Serviço:

Para mais informações sobre bolsas para a França, acesse: www.edufrance.com.br

Para a Espanha: www.fundacioncarolina.es

Para a China: www.csc.edu.cn/en

Para a Finlândia: http://formin.finland.fi/fc/

Para a Itália: e-mail centro@altreitalie.it.

(Supervisão de Fernando Bortolin)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;