Setecidades Titulo Memória
Os 25 anos desta missão social e religiosa

As missionárias da Imaculada Padre Kolbe celebram um quarto de século no Brasil, com atuação numa das áreas mais afastadas de São Bernardo, depois da balsa de Riacho Grande

Ademir Médici
Do Diário do Grande ABC
14/02/2021 | 00:47
Compartilhar notícia


Quem reconstitui esta trajetória é a missionária Lourdes Crespan, que está na foto histórica com as três pioneiras a vir ao Brasil.

Evangelização e promoção humana
Do relato de Lourdes Crespan
Coube ao frei Luigi Faccenda fundar o Instituto Secular Missionárias da Imaculada, que recebeu o nome de Padre Maximiliano Kolbe.

Foi no dia 14 de agosto de 1941, no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, que padre Kolbe entregou espontaneamente a vida para salvar a de um pai de família. Morreu após ter recebido uma injeção de ácido fênico. Seu corpo foi cremado e as cinzas, espalhadas ao vento.

Há 25 anos, as três primeiras missionárias, Marina Melis, Giovanna Venturi e Alejandra Moreno, deixavam Bolonha, Itália, para seguir os passos da espiritualidade de São Kolbe em São Bernardo.

Hoje, duas das três primeiras missionárias não estão mais no Brasil. Marina Melis é diretora local da comunidade de Oristano, na Itália, e Giovanna Venturi se tornou a diretora-geral do Instituto e vive em Roma. Alejandra Moreno está em missão em Campo Grande, Mato Grasso do Sul.

O instituto compreende integrantes que vivem na própria família ou sozinhos e integrantes que vivem em grupos de vida fraterna. O objetivo é mariano e missionário.

Com os votos de castidade, pobreza e obediência, as missionárias se entregam completamente a Deus. Vivem, no cotidiano, o processo de formação espiritual, apostólica, teológica e profissional. Atuam na evangelização e promoção humana.

Nesta caminhada, anunciam o evangelho, visitam as famílias, realizam encontros nas paróquias e retiros espirituais.

As missionárias atuam no Brasil (São Bernardo e Campo Grande), Itália, Estados Unidos, México, Luxemburgo, Polônia, Argentina e Bolívia. São 200 missionárias e 400 voluntárias.

A celebração desses 25 anos de Brasil irá até fevereiro de 2022, com várias atividades, mas sempre com a simplicidade e amor destas missionárias que distribuem amor e esperança.

CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS
No domingo de Carnaval de 1991, os desfiles carnavalescos em Santo André e São Bernardo reuniram 85 mil pessoas. Superaram o público do sambódromo paulistano.
Em Santo André, a Mocidade Independente Cidade São Jorge foi a mais aplaudida, Também empolgaram as escolas Mocidade Fantástica de Vila Alice e a campeã de 1990, Ocara Clube.
Em São Bernardo, contagiou o refrão da Camisa Vermelha e Branca, que mexeu com o momento político-econômico: “No Brasil Novo quem paga a conta é o povão”.
A tetracampeã Mocidade Independente Padre Lustosa foi outra que animou a plateia.
O presidente do Iraque, Saddam Hussei, foi lembrado pelo bloco Gaviões do Morro, com o pedido para que deixasse a “guerra pra lá”.
Em 1921, em São Paulo, os préstitos foram animados pelo Clube dos Argonautas, Tenentes do Diabo, Fenianos e Congresso dos Democráticos.
Entre os carros apresentados, ‘Caldeira Infernal’, ‘Paraíso de Vênus’ e ‘Triunfo do Cupido’.

Diário há meio século
Domingo, 14 de fevereiro de 1971 – ano 13, edição 1461
Manchete – Brasil perde na luta do café
Londres (AFP) – A delegação brasileira no Conselho Extraordinário do Café está lamentando a resolução da última reunião, que não aprovou sua sugestão de manter preços equitativos.
Santo André – EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) anuncia a contratação de mais 40 carteiros.
São Bernardo – Foi instalado ontem (sábado, 13 de fevereiro de 1971) o Museu Histórico e Pedagógico Antonio Raposo Tavares, à Rua João Pessoa, 236.

Em 14 de fevereiro de...
1916 – O inspetor sanitário Dr. Martinelli, da Capital, tem estado em São Caetano. Há preocupação com casos de tifo.

Moradores pedem ao prefeito Saladino que interfira para que a Companhia Melhoramentos de São Caetano inicie a construção da rede de águas e esgoto, de acordo com o contrato que tem com a Câmara de São Bernardo.

1921 – Em São Caetano, onde reside, tem estado gravemente enferma a senhora Assumpta Rosso de Lima, mulher de João Baptista de Lima, subdelegado de polícia local.

1941 – Inaugurado o Cine Santo André, no mesmo prédio do antigo Cine República, na Rua Coronel Alfredo Flaquer, quarteirão entre as ruas Coronel Fernando Prestes e Abílio Soares, em frente ao célebre Restaurante Napolitano, em Santo André.

Anos depois, ao ser desativado, o Cine Santo André cedeu espaço à Sociedade de Cultura Artística. O prédio veio ao chão no início dos anos 70, quando da abertura da Avenida Perimetral.
1981 – Incêndio no Edifício Grande Avenida, da Avenida Paulista, mata 17 pessoas.

Santos do dia
Metódio (bispo)
Valentim de Terni
Cirilo (monge)
Valentim. Sacerdote e mártir. Viveu no século III 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;