Economia Titulo Varejo
Região serve de laboratório para redes

Grandes supermercadistas apostam em novos
formatos de lojas para elevar faturamento

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
11/11/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


Atentas às mudanças no perfil de compra do consumidor, as supermercadistas Grupo Pão de Açúcar e Carrefour testam novos conceitos de loja para alavancar suas vendas. Ambas escolheram unidades em Santo André como ponto de partida para desenvolver as novas estratégias, que envolvem cifras milionárias.

O ponto de venda do Extra Fácil na Vila Campestre foi uma das cinco lojas no Estado de São Paulo que integraram um projeto piloto para remodelar a marca, que a partir de hoje passa a se chamar Minimercado Extra. O investimento médio nessa reforma foi de R$ 500 mil.

As novas unidades terão entre 200 e 300 metros quadrados. Para intensificar a competição com açougues, padarias e sacolões, os Minimercados Extra terão peças de carnes para serem fatiadas na hora, além de frutas, legumes e verduras. "Acreditamos nesse formato porque o pequeno varejo é o que mais cresce no País", afirma o diretor de operações da bandeira, João Simões.

MOTIVO - Segundo o executivo, a região tem muita importância nos planos de expansão da marca, visto que possui seis filiais, sendo que outra será aberta no bairro Jardim em dezembro, com aporte entre R$ 800 mil e R$ 1,5 milhão. "Durante o período de teste, as vendas na unidade da Campestre cresceram 37%."

No ano que vem, o Grupo Pão de Açúcar pretende inaugurar 50 pontos do Minimercado Extra na região metropolitana de São Paulo e Litoral. Parte delas será em Santo André e São Bernardo, com objetivo de abocanhar mais espaço no mercado. Fora as unidades instaladas em bairros de classes A e B, a companhia busca pontos em localidades com públicos das classes C e D. 

FÔLEGO - Também em Santo André, na Vila Homero Thon, a supermercadista francesa Carrefour finalizou em outubro, de maneira discreta, reforma da filial. A subsidiária brasileira da rede utilizou como inspiração os conceitos do Carrefour Planet, que na Europa é a aposta para dar fôlego ao segmento de hipermercados, que não contabiliza bons resultados.

Após três meses de reforma, a rede apresentou a unidade aos consumidores como "nova geração de hipermercados". A loja foi dividida em dez espaços com cores diferentes: eletro, casa, beleza, mundo bebê, mercado (frutas, legumes e verduras), congelados, bomboniere e espaço oportunidades, com produtos sazonais, como os natalinos. O Carrefour Brasil afirma que o modelo Planet não será trazido ao País, e que usou apenas inspirações das lojas europeias.

 

Carrefour em Santo André terá salas de cinema

O Grande ABC ganhará em breve salas de cinema. Isso porque foi iniciada no hipermercado Carrefour da Vila Homero Thon a construção de até seis salas de cinema, podendo ter até 1.400 lugares. O projeto visa aproveitar melhor o espaço da unidade e elevar o fluxo de clientes.

Na lateral direita da loja, um banner anuncia "breve um cinema pra você". Funcionários disseram que um lava-rápido que funcionava no local foi desativado para dar lugar à obra. Procurada pela equipe do Diário, a supermercadista não retornou contato até o fechamento desta edição.

Em 2009, o Carrefour Brasil firmou parceria com a Inovação Cinemas para a construção de complexos exibidores dirigidos à classe C. Naquela época, falava-se em 200 salas em todo o País, mas dois anos depois, apenas a loja Sulacap, no Rio de Janeiro, tem o cinema. O projeto é subsidiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O complexo na capital fluminense, batizado de Cine 10, tem seis salas, sendo uma delas 3D. Dos R$ 6 milhões gastos para erguer o Sulacap, R$ 2,2 milhões vieram de recursos próprios. A ideia é tornar esse tipo de entretenimento acessível para as classes C e D. No Rio, a entrada inteira às sextas-feiras, domingos e feriados custa R$ 16.

Essa deverá ser o segundo complexo no Estado de São Paulo, pois a Inovação Cinemas já desenvolve um projeto para o Carrefour Limão, na Zona Norte da Capital paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;