Memória Titulo
O TG de São Bernardo, como nos velhos tempos...

Festa no Tiro de Guerra 02-078 de São Bernardo: hoje, às 8h, comemoração dupla referente ao Dia do Exército Brasileiro

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Festa no Tiro de Guerra 02-078 de São Bernardo: hoje, às 8h, comemoração dupla referente ao Dia do Exército Brasileiro e ao aniversário do TG, que foi fundado em 1953. Sargento Vitória foi o primeiro comandante da corporação; o titular hoje é o subtenente Wellington.
* * *
Atiradores de todas as turmas, em 57 anos de história, são testemunhas vivas da história do TG de São Bernardo. José Fábio Cassettari foi o primeiro fuzileiro da fanfarra.
Num outro momento, a fanfarra vira banda sinfônica e ganha gaitas holandesas, agora já com a turma de Aquile Zampieri, ligado ao TG até hoje, ajudando nos festejos desta semana.
O primeiro estande do tiro, às margens do Córrego Jurubatuba, virou pista de prova dos caminhões Scania, no bairro Assunção; hoje o estande fica no Jardim Silvina. A sede do TG ocupou dois endereços na Rua Marechal Deodoro. Desde 1970 está na Avenida Conde de São Lourenço, 271, no Silvina.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 19 de abril de 1980

Manchete - Polícia usa violência para quebrar resistência; metalúrgicos decidem manter a greve; verdadeira batalha campal em São Bernardo; Lula afirma que continua na liderança; Santo André realiza assembleia no Jaçatuba; censura proíbe show no Vila Euclides.

Editorial - No confronto, venceram os trabalhadores

EM 19 DE ABRIL DE...

1931 - Luiz Alfini nasce na Rua Belém, Vila Assunção, Santo André. Está no bairro até hoje, com seu salão de barbeiro. É cantor, e dos bons. E está lançando um CD com 11 faixas, em sua maioria tangos clássicos, belíssimos. Entre os tangos, El Dia que Me Quieras; para diversificar, Ronda, Balada Triste e Quem Sou Eu.

SANTOS DO DIA
Expedito, Gálata, Leão IX (papa, na estampa) e Sócrates.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

FALECIMENTOS

Ir a São Paulo de trem, comprar verduras e legumes, retornar a Mauá - sempre de trem - e revender os produtos de casa em casa, empurrando uma carriola. Foi assim, com muito esforço e trabalho, que Maria da Conceição Gonçalves Gameiro ganhou a vida e ajudou no orçamento familiar nos primeiros anos em que viveu no Brasil. Com isso completou a criação dos quatro filhos e encaminhou os dois caçulas, Ricardo e Antonio, para o ramo de feira livre, já em Utinga, Santo André. Durante 25 anos, os dois filhos foram feirantes e conseguiram prosperar, inclusive adquirindo caminhão próprio.
Dona Maria e o marido Manoel Gameiro casaram-se em Portugal e lá tiveram os quatro filhos: além de Ricardo e Antonio, Tereza e Cristina. Manoel veio primeiro para o Brasil e logo depois trouxe o restante da família. Era o início da década de 1950 e o destino foi mesmo Mauá, no então ABC.
Sonia Gameiro, casada com um dos netos de dona Maria da Conceição, Ricardo Gonçalves Gameiro, destaca este lado - o do trabalho - da avó Maria. "Ela era muito trabalhadora e esforçada".
Maria da Conceição Gonçalves Gameiro partiu aos 90 anos. Deixa dez netos e seis bisnetos. Está sepultada no Cemitério Santo André.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4125-1645; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;