Palavra do Leitor Titulo
Educação precisa ter qualidade

Nos dias de hoje não existem mais dúvidas sobre o quanto a Educação é fundamental...

Por Dgabc
16/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Nos dias de hoje não existem mais dúvidas sobre o quanto a Educação é fundamental para o desenvolvimento do País, pois de nada adiantará nos tornamos uma potência econômica se nosso povo não possuir a formação necessária para gerir os recursos e oportunidades que tal status nos proporcionará.

A pergunta que se deve fazer é qual o motivo para a Educação brasileira ser tão ruim?

Existem muitas respostas a se apresentar, mas a mais realista delas é que simplesmente estamos confortáveis e satisfeitos com a Educação que temos e, por esse motivo, não cobramos resultados melhores.

Note-se que na avaliação Programa Internacional de Avaliação de Alunos, a qual classifica a qualidade da Educação de vários países do mundo, o Brasil ocupa apenas a 53ª, dentre os 65 países analisados. Apesar de considerar a dificuldade do problema, é importante que observemos algumas estratégias que têm proporcionado bons resultados em outros países, tal como a China, que é nação com características parecidas com as do Brasil, em especial no que tange à grande extensão territorial e aos níveis de pobreza.

Bom exemplo a ser aproveitado seria a criação de centros de capacitação de docentes, nos quais se proporcionaria treinamento e reciclagem, de forma que os diretores e professores se mantivessem em constante processo de capacitação. Os diretores, inclusive, poderiam receber cursos de administração de escolas, visando garantir maior eficácia no exercício da função.

Outra ação fundamental seria a implantação de plano de carreira para os professores, de forma a permitir que estes se motivassem a progredir no magistério, aumentando seu salário e benefícios, em conformidade com os resultados atingidos. Os docentes de destaque dariam aulas para os outros professores nos centros de formação, garantindo, assim, o compartilhamento do conhecimento e boas práticas.

Por fim, é necessário que os alunos sejam submetidos às várias e constantes avaliações, para que os professores possam apurar se as metodologias aplicadas estão trazendo resultado e se o conteúdo foi mesmo absorvido pelo aluno. Tais medidas devem ser adotadas com urgência para elevar a qualidade da Educação brasileira, pois de outra forma continuaremos a impedir o sucesso tão sonhado por nossos conterrâneos.

William Lago é advogado e presidente da comissão OAB vai à Faculdade da Subsecção Santo André.

Palavra do Leitor

Descontos

Dilma Rousseff veio a público para falar da redução nas tarifas de energia elétrica. Em Santo André, podemos ficar aliviados, pois é só o tempo fechar que a rede elétrica entra em pânico, e quando começa a chover, o que acontece à tarde, cai de vez e a cidade vira um breu. E o prejuízo para os comerciantes então? Ainda culpam as árvores, que ‘sempre' caem na fiação elétrica. O tempo que passamos às escuras já é o suficiente para termos desconto nas contas de energia elétrica. E a cidade toda economiza. Dona Dilma, o que precisamos é de investimentos e melhor tecnologia no setor, não de redução nas tarifas.

Flávio Giroldo

Santo André

Precarizado

As viagens da população no transporte intermunicipal operado pela Riacho Grande é tortura a cada dia, dado o desconforto gerado pela superlotação, produzindo no passageiro a irritabilidade antes do início de trabalho. O embarque é ruim e os aposentados que não portarem o bilhete O BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) não viajam. Com essa parceria empresa e Estado, nós, os passageiros, não precisamos de inimigos! O transtorno causado pela precariedade dos serviços dessa empresa vem de décadas, por ser oligopólio do segmento de transporte na região. E temos a ausência do Estado, que nada faz para melhoria dessas condições, tanto que está aí a EMTU, omissa. Soma-se também a inércia da concessionária da Anchieta, que não viabiliza os acessos da via local e da expressa, sobrecarregando a via local, produzindo congestionamento monstruoso até o Ipiranga, gerando desconforto a nós, passageiros. Temos impressão de que é viagem sem fim!

Gércio Vida

São Bernardo

Papa

Por que será que nunca foi aventada a possibilidade de um papa brasileiro se somos a Nação com o maior contingente de católicos no mundo? Por que o papa, que deveria ser a imagem e semelhança de Deus, tem de viver numa suntuosidade de bem-estar, com direito a guarda de segurança suíça? Não deveria o papa ter missão itinerante ao invés de estática? Ou instalar-se em países onde a guerra, a depressão coletiva, fome, seca, mortalidade, prostituição infantil e outras chagas sociais têm guarida histórica? Não será por esses antagonismos que a Santa Sé tem perdido muitos fiéis para outras denominações?

Cecél Garcia

Santo André

Vila Helena

A Rua Paranapiacaba, na Vila Helena, em Santo André, está há cerca de 15 dias sem iluminação. A maioria dos moradores já entrou em contato com órgãos públicos e privados a fim de que o problema seja resolvido, porém sem sucesso. Levando em conta que o bairro não é de grande movimento e a rua é praticamente deserta, os riscos de ser assaltado ou abordado - como já vem acontecendo regularmente - se tornam ainda maiores. O descaso da Prefeitura com os cidadãos é imenso e a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica nem ao menos se preocupou em visitar o local e analisar o problema. Nós, moradores, não sabemos mais a quem recorrer, mas queremos e necessitamos muito de resposta e ação corretiva, já que cumprimos com todos os nossos deveres de cidadãos andreenses.

Raíssa Gabriela Palma

Santo André

Horário de verão

À meia noite de hoje, termina o horário de verão, e certamente as autoridades virão a público para afirmar que o período proporcionou economia de energia e vários milhões de reais etc. A verdade mesmo é que se houvesse rigor no controle do dinheiro público em projetos de obras, como o da transposição do Rio São Francisco, o País construiria uma usina hidrelétrica de Itaipu por ano, e não haveria necessidade desses tais cansativos horários de verão.

Edgard Gobbi

Campinas (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;