Memória Titulo
Em algum Natal do passado...

O Natal de 1978 caiu numa segunda-feira

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O Natal de 1978 caiu numa segunda-feira. Na véspera, em sua edição dominical, o Diário manteve a tradição ao publicar na Primeira Página, em seis colunas, um cromo colorido com uma paisagem natalina. O escolhido foi um quadro de Konrad Witz (pintor alemão medieval falecido na Suíça) "A Adoração dos Magos".

"Cristo se encarnou em Maria nascendo num presépio uma vez só. Agora, Ele precisa se encarnar em cada um de nós. Ele quer, e eu, o aceito? Que lugar preparei para Ele em mim?".
Padre Carlitos Dall'Anesse, em mensagem publicada no Diário no Natal de 1978. Padre Carlitos era vigário da Catedral do Carmo, em Santo André; hoje é pároco em Vila Baeta Neves, São Bernardo.

"A noite é quente e a pé sigo pelas ruas de volta à casa passando pelas janelas abertas que me mostram árvores sintéticas iluminadas com luzes que piscam parodiando a chama das ultrapassadas velas".
Maria Lúcia Sauerbronn de Souza, "No ano que vem...", um dos contos vencedor de concurso promovido pela coluna feminina Elza, do Diário, com o patrocínio de Eliseu Joalheiro, de Santo André.

"A estrela anunciou. Os reis revelaram a sua vinda. E o menino, em toda a sua simplicidade, iluminou o mundo"
Mensagem enviada pela jornalista Teresinha Pedreschi, de Vila Humaitá, Santo André.

"Saiu pela noite em busca de outras sortes sob outros signos, naquela véspera de Natal".
Antonio Colavitte Filho, "Sob o signo da sorte", conto premiado no mesmo concurso.

"Quando disser Feliz Natal ou Feliz Ano-Novo diga-o de forma verdadeira. Como você está desejando para você e sua família. E diga também com um sorriso confiante na vida que vem aí".
Solange Dotto, editora da página ELA, do Diário, 24/12/78.

"A esperança de dona Maria: ter um pouco de carne para passar bem o Natal".
"Natal nas favelas", reportagem de Ademir Médici publicada no Diário no Natal de 1978.

O jornal, no caso, chamava-se ‘Informativo do DAP', o primeiro jornal da favela da Vila das Paineiras, o antigo acampamento do DER, em São Bernardo, transformado em favela. Por que DAP? "D" de DER; "A" de Vila Anita; "P" de Vila das Paineiras.

Nomes dos editores: Aparecida Augusta dos Santos, Hélio Donizetti da Cruz, Sebastião Luiz Bispo e Silvia Margarete dos Santos.

"A esperança de Valdevino: sarar para voltar ao trabalho de funileiro na Volkswagen".

"Esperança dos editores deste jornal: ajudar a favela a deixar de ser favela".

"A agitação na casa atingia seu ponto culminante na tarde e noite da véspera do Natal. Todas as mulheres compunham o batalhão de cozinheiras, sob o comando rigoroso de dona Filó".

Roterdan Cravo (ou Fausto Polesi), "Relato simples de uma festa de Natal de antigamente", crônica publicada aqui no Diário na véspera do Natal de 1978.

MEMÓRIA NO RÁDIO
ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Especial de Natal. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Hoje, das 9h às 11h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 24 de dezembro de 1978

Manchete - Nascimento de Cristo precisa ser lembrado

Grande ABC - Festa nas cadeias, com distribuição de presentes, visita de autoridades e presença do Papai Noel.

Editorial - É Natal e as esperanças se renovam

Primeiro Plano - Motoristas devem economizar gasolina, forçosamente, porque os postos só voltarão a atender na manhã de terça-feira.

Mensagem - "Em 1978 a classe trabalhadora deu os primeiros passos rumo à sua libertação (...) 12 de maio de 1978 passará para nossa história como um dia de glória, prenúncio das conquistas que estão por chegar" (...) Os metalúrgicos de São Bernardo e Diadema prosseguirão em 1979 na linha de frente das lutas operárias".

(a) Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Crônica - Júlio Pinheiro, pseudônimo de Hermano Pini Filho: "Quando a situação é ruim para todos, o jeito é improvisar".

EM 25 DE DEZEMBRO DE...
1923 - Dolores Bombassei nasce em Campinas. Mudou para São Caetano em 1º de janeiro de 1940. Foi fundadora e presidente do Departamento Esportivo Feminino do São Caetano Esporte Clube, integrante da Comissão de Combate às Enchentes da cidade e grande colaboradora do Museu de São Caetano.

HOJE
Natal do Senhor.

SANTOS DO DIA
Anastácia, Jacó de Tódi, Mártires de Nicomédia, Noélia e Suzana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;