Internacional Titulo
Militar britânico é morto em atentado na Grécia
Por Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 11:25
Compartilhar notícia


O adido militar britânico na Grécia, o general de brigada Stephen Saunders, foi morto a tiros nesta quinta-feira, em Atenas, por dois desconhecidos que passavam de moto, em um atentado que o governo grego atribuiu ao grupo terrorista 17 de Novembro.

Este é o primeiro atentado que resulta em morte na Grécia desde 1997, quando o comerciante de armas grego Costas Peratikos foi baleado. O ministério da Ordem Pública atribuiu o ataque ao mesmo grupo, uma organizaçao terrorista que utiliza atualmente o método usado contra o diplomata britânico.

O general Saunders foi internado em estado ``muito crítico' no hospital da Cruz Vermelha em Atenas, segundo uma fonte médica.

Saunders, ``de cerca de 50 anos', segundo a embaixada britânica na capital grega, era casado e pai de duas filhas. Ele apresentava graves ferimentos no abdômen, precisou o hospital.

O atentado aconteceu pouco depois das 08h locais (02h de Brasília), quando o general dirigia seu veículo a caminho da embaixada britânica.

Os dois desconhecidos, que estavam em uma moto e usavam capacetes brancos, aproveitaram o congestionamento na avenida que liga o bairro residencial de Kifissia ao Centro da capital, para se aproximar do veículo.

Os criminosos dispararam várias vezes contra a vítima, segundo a polícia. No local, foram encontrados quatro cartuchos de calibre 45 mm.

``O método e a arma usados fazem pensar que os autores do atentado pertencem ao 17 de Novembro e esta é a pista que estamos seguindo', disse o secretário-geral do ministério da Ordem Pública, Dimitris Efstathiadis.

O misterioso grupo grego 17 de Novembro, que fez sua primeira apariçao em 23 de dezembro de 1975, com o assassinato do chefe da delegaçao da CIA (Agência Central de Inteligência americana), Richard Welch, sempre usou pistolas de calibre 45 em seus atentados.

O ministro grego das Relaçoes Exteriores, Georges Papandreu, expressou seu ``horror' pelo assassinato de Saunders e disse que condena ``enérgicamente esta açao terrorista'.

``O governo combaterá de maneira implacável os terroristas e nao permitirá que açoes deste tipo manchem a imagem do país', acrescentou Papandreu, em um comunicado.

O ministro da Ordem Pública, Michalis Chryssohoidis, disse estar ``profundamente entristecido' com o atentado e acrescentou, diante de um grupo de jornalistas gregos, que este ato violento ``tenta prejudicar os interesses do país'.

O secretário da chancelaria britânica, Robin Cook, disse estar comovido com o ataque ``brutal e sem motivo' contra o general Saunders. ``Estou em contato com as autoridades gregas e lhes ofereci toda a nossa cooperaçao, para garantir que os autores deste ataque brutal respondam pelo crime na Justiça', declarou Cook à BBC, falando de Freetown.

As autoridades da Turquia denunciaram várias vezes que os integrantes do Novembro 17 pertencem a um serviço de segurança do governo grego. O governo de Atenas negou as acusaçoes. Caso fosse descoberto que um grupo terrorista assassinou o adido britânico, o país poderia ser submetido a fortes pressoes internacionais para que reprima seus membros. Representantes do governo americano acusam a Grécia de nao adotar medidas eficientes contra o Novembro 17. O governo grego, no entanto, rechaça as acusaçoes dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;