Diarinho Titulo Cinema
Mais que mãe e filha: amigas

‘Fala Sério, Mãe!’ chega aos cinemas na quinta-feira e já tem pré-estreias em salas da região

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
24/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Emoção e diversão são as palavras-chaves que norteiam a vida de Ângela Cristina e Maria de Lourdes, esta última mais conhecida pelo apelido de Malu. Elas são mãe e filha no longa-metragem Fala Sério, Mãe!, que estreia quinta-feira nos cinemas e já conta com sessões prévias em salas do Grande ABC. A atração é recomendada para maiores de 10 anos.

O filme, inspirado no livro de mesmo nome de Thalita Rebouças (veja mais ao lado), mostra a engraçada e complexa convivência entre as personagens em diferentes etapas, da infância até o início da vida adulta. Conflitos, descobertas, cobranças e cumplicidade fazem parte do dia a dia da dupla.

Ao longo da trama, é possível notar que a forma conservadora como a mãe foi criada é uma das coisas que mais incomodam Malu. Em uma das cenas, Ângela invade o ônibus em que a filha vai passear com os colegas de escola e começa a passar recomendações à garota, que fica brava por considerar aquela situação como um grande ‘mico’. Mesmo assim, entre brigas e discordâncias, elas vivem momentos importantes juntas, compartilhando emoções e segredos. No fim, irão perceber o quanto têm em comum e que podem ser grandes amigas.

ENTREVISTAS

A protagonista Malu é vivida por Larissa Manoela, que chamou a atenção do público e da crítica em sua atuação como Maria Joaquina no remake da novela Carrosel, do SBT. “Estou extremamente feliz com a oportunidade, o convite, o resultado. Fiquei à vontade, levei para as telas muito de mim, como meu vocabulário. É um sonho concretizado”, diz a jovem atriz, que celebra 17 anos no dia da estreia do filme.

Sua presença na adaptação de Fala Sério, Mãe! foi escolha da atriz e roteirista Ingrid Guimarães, presente no papel de Ângela. “Ela (Larissa) é um fenômeno entre as crianças. O filme é simples e tem o objetivo de rir, emocionar e fazer com que as pessoas se identifiquem. É algo voltado a toda família.”

Outro ator participante é João Guilherme Ávilla, que vive Nando, que conhece Malu desde a infância e a acompanha durante toda a adolescência. “O filme é divertido e a narrativa da Thalita é sempre atual.”

Sucesso literário é base para o filme

As discussões e vivências entre mãe e filha relatadas no livro Fala Sério, Mãe! (Rocco Jovens Leitores, 240 páginas, R$ 29,90, em média), da jornalista e escritora Thalita Rebouças, foram lidas pela primeira vez em 2004. Por causa da chegada do filme baseado no conto, a publicação foi relançada como edição ampliada, agora com as atrizes Larissa Manoela e Ingrid Guimarães na capa.

O livro fez tanto sucesso, que Thalita criou série com o tema. Em 2007, lançou Fala Sério, Professor!, seguido de Fala Sério, Amiga! (2008), Fala Sério, Pai! (2009), Fala Sério, Amor! e Fala Sério, Filha! – A Vingança dos Pais (2011) e Fala Sério, Irmão!/Irmã! (2015).

“A Malu e a Ângela mudaram a minha vida. Realizaram meu sonho de ser escritora e estão aí há muitos anos. Elas são conhecidas de muita gente. Ao ver as gravações (do filme) tudo tomou forma. Não consigo mais imaginar essas duas protagonistas sem pensar na Larissa e na Ingrid”, conta a escritora, em conversa com a imprensa para o lançamento do filme.

Detalhe que, além da dinâmica entre mãe e filha, os livros também abordam detalhes da relação de Malu com o pai. “Não tem a menor condição de o bolo ser uma bandeira do Fluminense, mãe! Ficou maluca?”, diz a jovem em um trecho da obra. “Por quê? Seu pai ia ficar tão feliz, e o que conta é o recheio. Pense bem, Maria de Lourdes, ele vai gastar tanto dinheiro nessa festa... o bolo tricolor seria um agrado, querida. Mas a moça pode fazer também a camisa laranja que você tanto adora”, retruca a mãe da personagem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;