Cultura & Lazer Titulo Nosso Quintal
Encantos do Natal

Alguns pontos do Grande ABC tiveram atenção natalina especial e podem ser vistos de graça

Por Marcela Munhoz
21/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Natal é uma festa nostálgica, triste para alguns, mas muito esperada por outros. Quem gosta das tradições da data, que vem acompanhada da ceia e dos presentes trazidos pelo Bom Velhinho, se programa para dar uma olhada nas decorações, presépios e atrações das ruas, parques, estabelecimentos comerciais e até ônibus temáticos. Além das belas decorações dos shoppings – este ano, em São Caetano, por exemplo, um trenzinho passa dentro de enorme árvore – algumas cidades também estão enfeitadas.

No Grande ABC, o Hospital Beneficência Portuguesa (Avenida Portugal, 530), em Santo André, é sempre um ponto de encontro em dezembro. Este ano, foi montado o Castelo Encantado, com 12 metros de altura. Das 19h às 22h tem música, simulação de neve e outras atrações. Em São Bernardo, o Pavilhão Vera Cruz (Avenida Lucas Nogueira Garcéz, 856) está todo decorado. Além disso, está sediando o evento Luz, Câmera, é Natal no Vera Cruz!, com atividades das 14h às 22h. Amanhã, às 16h, tem contação de histórias e, às 20h20, sobe ao palco o Viola Baguá, grupo formado por sete músicos que interpretam cancioneiro nacional.

Em São Caetano, quem passar pela altura do número 600 da Avenida Goiás verá a enorme árvore, com 14 metros de altura. A Prefeitura separou 300 guirlandas, 300 copas de árvore, 220 snowfalls, quatro recobrimentos de caule de coqueiro para enfeitar 28 pontos, como no Espaço Verde Chico Mendes, praças da Figueira e Cardeal Arcoverde, onde está tendo programação. Hoje, às 16h, tem aula livre de bolero, às 17h, show com Robson Miguel e, às 18h, coral da Universidade Municipal de São Caetano. Amanhã, às 18h30, tem coral da Igreja Nossa Senhora Aparecida e, no sábado, às 16h, o musical de Natal A Tempo.

Em Diadema, o endereço da decoração de Natal é a Praça Lauro Michels. No sábado, às 20h, A Vila do Doce (Rua Boa Vista), em Ribeirão Pires, recebe concerto da Orquestra Sinfônica.

Em São Paulo, Ibirapuera tem árvore gigante e show nas águas
Quem tiver a chance de ir um pouco mais longe pode aproveitar espetáculo no Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral), em São Paulo. Até dia 6, em três sessões – sempre às 20h30, 21h e 21h30 – acontece o show de Natal, com iluminação e apresentações especiais para a época.

Além de ver e tirar fotos com a enorme árvore de Natal que fica dentro do parque perto do lago – com 40 metros de altura, 15 metros de largura só na base e com estrela do topo com 8 metros de altura por 6 metros de largura – também dá para se programar para assistir ao jogo de imagens, que mistura estrelas, planetas, galáxias e o nascer do Sol. As projeções dão origem, no fim, a símbolos de Natal. A apresentação segue com uma mensagem de paz mundial ao som da música Happy XMas (War Is Over), de John Lennon.

Na Avenida Paulista a decoração não está muito forte este ano, tirando os investimentos feitos apenas por alguns estabelecimentos comerciais e shoppings. Ainda assim, é sempre um bom passeio caminhar pelo endereço tradicional.

Na Paróquia São Luiz Gonzaga, por exemplo, está sendo realizado o Natal Iluminado, com apresentações que misturam dança, teatro, cultura popular, música, presépio vivo, projeções mapeadas e elementos circenses. É tudo gratuito, com horários diários até domingo. A entrada é limitada à capacidade da igreja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;