Política Titulo Dobrada com Alex
Marcos Michels confirma candidatura a deputado estadual

À revelia de Lauro, socialista fecha aliança com PPS, DEM e PEN para sair a deputado estadual

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
05/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


À revelia do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), o presidente da Câmara, Marcos Michels (PSB), confirmou que será candidato a deputado estadual no ano que vem, com apoio do PPS, DEM e PEN. O socialista bateu o martelo ontem, em reunião com líderes dos três partidos.

Na ocasião, Marcos também oficializou a futura dobrada com o deputado federal Alex Manente (PPS), que é próximo da gestão verde.

A decisão do presidente do Legislativo confronta com a vontade pessoal e política de Lauro, que caminhava para lançar o vice-prefeito e chefe de Gabinete, Márcio da Farmácia (PV), como nome do governo na corrida por vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano. A decisão também indica a possibilidade de rompimento entre Marcos e Lauro e o iminente ressurgimento de grupo opositor na Câmara.

Justamente pelo fato de a candidatura de Marcos ser a contragosto da gestão do primo, o acordo selado entre Marcos, Alex, o presidente do Água Santa, Paulo Sirquera, e os secretários Paulinho Correria (PEN, Esportes) e José Carlos Gonçalves (PPS, Transportes) prevê a possibilidade de retaliação por parte de Lauro.

O discurso do grupo é amparado no fato de que DEM e PPS não condicionaram o apoio dos partidos ao governo na Câmara e concessão de cargos comissionados na Prefeituras à adesão a projetos eleitorais escolhidos pelo prefeito para a eleição de 2018 e que, em tese, não veem motivos para deixar a base governista de forma voluntária.

Internamente, porém, a avaliação é que o desembarque do governo pode ser provocada pelo próprio prefeito. Para isso, a aliança amarrada ontem estabelece que, em caso de Lauro demitir os nomes dos três partidos – as legendas gerenciam as secretarias de Transportes e de Esportes –, Marcos Michels, que indicou o comando da Pasta de Educação, também deixaria o governo automaticamente. Na hipótese de o socialista sofrer retaliação, a reação partirá das três legendas.

Ao Diário, Marcos minimizou a possibilidade de sua candidatura desagradar o governo. “Não estou pensando assim, até porque me sinto como candidato do governo. Todos os (partidos) que estavam na reunião fazem parte do governo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;