Setecidades Titulo Manutenção
São Caetano revitaliza cinco lagos até outubro

Melhorias contemplam parques Chico Mendes, Chiquinho e Guaiamu, além do Pesqueiro Municipal

Matheus Angioleto
Do Diário do Grande ABC
16/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Cinco lagos de São Caetano integram programa de revitalização da Prefeitura cujo prazo de conclusão das melhorias está previsto para outubro. O processo de recuperação e limpeza, que teve início na semana passada pelo Parque Chico Mendes, onde dois espaços hídricos serão contemplados, atingirá também o Chiquinho, o Parque Guaiamu e o Pesqueiro Municipal.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos Iliomar Darronqui, alguns lagos, como é o caso dos localizados no Parque Chico Mendes, estavam há quatro anos sem manutenção. “Até o fim do ano a gente quer deixar esses parques mais alegres e em condições melhores para o povo aproveitar suas áreas de recreação”. A administração não soube, no entanto, precisar o investimento necessário para as melhorias, tendo em vista que os serviços serão executados por funcionários da Pasta.

Uma das propostas destacadas por Darronqui é a contratação de biólogos para viabilizar a oxigenação da água sem que haja a necessidade de esvaziar os lagos, além de realizar a impermeabilização dos espaços. O objetivo é verificar ainda a possibilidade de retorno de peixes e tartarugas aos equipamentos públicos.

O Parque Chico Mendes, primeiro a receber as melhorias, está com cerca de 50% das intervenções concluídas. Até o momento, o espaço municipal recebeu revitalização de bancos, poda e pintura parcial. Além disso, 40% dos brinquedos passou passaram por manutenção. “Tenho certeza que o Chico Mendes é um cartão de visitas da cidade, por isso você tem de deixar a coisa bonita e bem conservada”, considera o secretário.

O aposentado Luiz Marino, 75 anos, frequentador do espaço verde Chico Mendes há cinco anos, concorda com Darronqui. “Estou vendo com bons olhos o processo e acredito que vai ficar melhor ainda. O parque estava abandonado há meses”, destaca.

Moradora vizinha ao parque, Maria Flavia Rocha, 52, observa que nem papel higiênico era encontrado no local. “Esse aqui é um dos poucos parques que temos. É importante que esteja bem legal”, aponta.

O Pesqueiro Municipal de São Caetano funciona na modalidade de pesca esportiva, o que significa que, depois de pescado, o animal deve ser devolvido ao lago. No entanto, a área tem poucos frequentadores devido a problemas como sujeira do lago e falta de oxigenação para os peixes. “É um prazer que a gente tem no município, então a manutenção viria a calhar. O sistema de aeração e a própria limpeza do lago são necessários, porque ele está muito sujo em termos de profundidade e isso compromete”, destaca o aposentado Carlos Roberto Sachi, 63.

Está prevista para a próxima semana reunião entre o secreário de Serviços Urbanos e o vice-prefeito, Beto Vidoski, para tratar do pesqueiro municipal. “É um espaço pequeno pela quantidade de peixes que tem. Ali você precisa da impermeabilização do lago, porque você percebe que tem um certo vazamento. Depois, juntamente com biólogos, vamos ver o melhor manejo para que os animais não sofram”, destaca Darronqui.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Uma das formas de preservar o meio ambiente é promover a educação ambiental nas escolas, acredita o secretário de Serviços Urbanos. Para Darronqui, uma das metas é retomar projeto para que as crianças possam voltar a pescar nos parques, já que atualmente elas “só vivem no concreto e não têm contato com a natureza”. Além disso, está prevista a construção de canteiros nas instituições de ensino, para que as crianças aprendam na prática a importância da natureza para a vida. “Minha intenção é fazer esses canteiros na própria escola, porque está perto das crianças, professoras e comunidade. Eles vão ter a participação ativa”, define.

 

CIDADE DAS CRIANÇAS

Além dos parques, a Cidade das Crianças de São Caetano, no bairro Santa Maria, também está no plano de melhorias da administração. A meta é iniciar a reforma do equipamento municipal, que tem cerca de 40% dos brinquedos quebrados, até agosto. “O prefeito quer que a Cidade das Crianças fique pronta até o aniversário da cidade (28 de julho). Eu acho difícil, mas vamos fazer de tudo para que isso aconteça”, revela o secretário.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;