Setecidades Titulo
Grande ABC terá 13 escolas municipalizadas em 2010
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
25/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As prefeituras de Diadema, São Caetano e Santo André confirmaram a assinatura de contratos de municipalização de outras 13 escolas no Grande ABC, no início de 2010. O governo do Estado afirmou que o convênio de municipalização de seis escolas, em Santo André, deve ser assinado no início de fevereiro. Já a assinatura do contrato que formalizará a incorporação de mais duas escolas em São Caetano está prevista para o dia 7. Com relação a Diadema, as informações não foram confirmadas pelo Estado. No entanto, a Prefeitura estima que o documento deve ser assinado no começo do ano.

Conforme o Diário adiantou no dia 3 de outubro, as cinco escolas estaduais de Diadema que passarão pelo processo são: Sagrado Coração de Jesus (Jardim Casa Grande), Deputado Freitas Nobre (Vila Nogueira), Doutor Mario Santalucia (Serraria), Professora Zilda Gomes dos Reis de Almeida (Jardim Bela Vista) e Inspetor Reinaldo José Santana (Jardim Inamar).

VAGAS EM SÃO CAETANO - Em São Caetano devem ser criadas cerca de 1.100 vagas na rede com a municipalização das escolas estaduais Eda Mantoanelli, no bairro Santa Maria, e Anacleto Campanella, no bairro Olímpico. "São regiões onde há demanda do Ensino Fundamental. Faremos reformas para adequar os prédios para a rede e ampliar o número de vagas", declarou Magali Aparecida Selva Pinto, secretária municipal de Educação.

Também está prevista a compra de materiais e novos equipamentos. A secretária não soube precisar quanto o município receberá do Fundeb (fundo federal destinado à Educação).

A municipalização foi anunciada na segunda-feira pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB), no Teatro Paulo Machado de Carvalho, a pais de alunos que concluíram, em 2009, a 4ª série (5º ano). Aurichio anunciou que o processo continua com a finalidade de que todos os estudantes da rede municipal continuem sua formação em escolas do município.

Como as instituições possuem ensinos Fundamental e Médio e somente o Fundamental será incorporado ao município, os alunos do Ensino Médio devem ser transferidos para outras unidades estaduais. Porém, a Secretaria Estadual de Educação não soube precisar quantos são e nem para onde vão.

Apeoesp de Sto.André aguarda ofício sobre procedimento

A Secretaria de Educação de Santo André não entregou o documento sobre a municipalização em seis escolas estaduais à Apeoesp (sindicato dos professores da rede pública) de Santo André.

A Pasta havia prometido que até ontem, o documento seria entregue ao sindicato.

"Vamos aproveitar janeiro para levar o debate à comunidade, o que não foi feito pela Prefeitura", afirmou Alexandre José Ferraz, da Apeoesp de Santo André.

A secretaria afirmou que não enviou o documento porque só obteve retorno sobre a situação dos professores de Educação Física e Artística na terça-feira. Eles poderão ser aproveitados no município também.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;