Economia Titulo
Procon quer anular acordo entre o MP e a SulAmérica
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
12/10/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


A Fundação Procon ajuizou nesta quinta-feira uma ação anulatória do acordo feito entre a SulAmérica e o Ministério Público que permite à Seguradora cobrar 12,9% de juros retroativos a 2005. O documento foi entregue na 28ª Vara Cível de São Paulo e se for aceito beneficiará cerca de 99 mil segurados.

Esse índice se refere à diferença entre os juros aplicados e o pedido pela seguradora no final para 2005 – para planos individuais feitos antes da lei dos planos de saúde de nº 9656 de 1998.

Na época, a SulAmérica e outras operadoras pediram reajuste de 26%, com base na variação do custo médio hospitalar. A ANS (Agência Nacional de Saúde) aceitou a proposta. O MP entrou então com uma ação na Justiça e uma liminar determinou que o ajuste não poderia superar os 11,69%.

Meio tempo -  Apesar de o próprio MP ter aberto a Ação Civil Pública, em junho deste ano fez um acordo com a SulAmérica por entender que o valor retroativo tinha sido autorizado pela ANS. “Nos entendemos de maneira diferente. Esse acordo feito entre o MP e a Seguradora prejudica os clientes que irão ter de pagar altos valores para continuar no plano individual. Agora com essa ação anulatória, temos apenas que aguardar a decisão do juiz”, afirma a assessora técnica executiva do Procon-SP, Patrícia Caldeira.

“Os segurados que nos procuraram acreditam que a SulAmérica quer acabar com a carteira individual. Enquanto isso, a empresa diz o contrário.

Desde a última segunda-feira, a SulAmérica está enviando comunicados aos seus clientes explicando o ajuste e oferecendo parcelamento.

Clientes que desistirem do plano não pagarão nada desde que avisem por carta o desinteresse. Patrícia Caldeira explica que os segurados que se sentirem lesados podem entrar com uma ação na Justiça ou ainda procurar uma unidade do Procon.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;