Economia Titulo
Fies: 71 mil são convocados para entrevista final
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
24/10/2007 | 07:15
Compartilhar notícia


Cerca de 71 mil estudantes selecionados para o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) estão sendo convocados para o processo de contratação que começou segunda-feira e termina no dia 23 de novembro.

Segundo informações da assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação e Cultura), os estudantes selecionados devem acessar o site http://fies.caixa.gov.br para conferir se foi ou não selecionado.

O próprio site oferece um formulário que deve ser preenchido e encaminhado à instituição de ensino até o dia 22 de novembro.

Ao entregar o formulário, o aluno agenda a entrevista – até 23 de novembro –, na própria faculdade onde está matriculado. Esta entrevista é para confirmar a veracidade das informações passadas no ato da inscrição.

Fiador - O estudante que passar na entrevista deverá, então, dirigir-se, junto com um fiador, a qualquer agência da CEF (Caixa Econômica Federal) para efetivar a contratação.

Segundo a assessoria de imprensa da CEF, para os contratos celebrados a partir de 1º de julho de 2006, a taxa de juros foi fixada entre 3,5% (para cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia) e 6,5% (para outros cursos) ao ano.

Para contratos fechados antes de 1º de julho de 2006, a taxa aplicada é de 9% ao ano.

Desde a criação, em 1999, o Fies beneficiou mais de 450 mil estudantes. Hoje são 445 mil contratos ativos, o que representa investimento de R$ 7,3 bilhões e 1,5 mil instituições de ensino superior cadastradas. O orçamento para este ano é de R$ 150 milhões para financiamento de 50% do valor da mensalidade escolar.

Segundo a assessoria do MEC, atualmente a taxa de inadimplência é de 11%.

Mudança - O Senado Federal aprovou recentemente projeto que permite ao estudante universitário financiar 100% dos estudos por meio do Fies.

Pelo projeto, a dívida também poderá ser quitada com descontos na folha de pagamento e com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). As taxas de juros não serão alteradas o que beneficiará mais estudantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;