Cultura & Lazer Titulo Para comemorar
Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional
Karine Manchini
30/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Com uma diversidade de temas, desenhos e cores, as histórias em quadrinhos estão presentes na vida dos brasileiros desde 30 de janeiro de 1869, quando o cartunista Ângelo Agostini publicou a primeira tirinha, chamada As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, na revista Vida Fluminense. E é em comemoração ao Dia Nacional do Quadrinho que o jornalista Ramon Vitral criou o projeto Série Postal, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos maiores programas de fomento à Cultura do País e que tem o objetivo de dar voz aos artistas.

Trata-se de coleção de tiragem limitada com narrativa sequencial no espaço de um cartão-postal, produzidas por 12 artistas de diversas cidades. A ideia é lançar uma vez por mês, durante um ano. O primeiro é do quadrinista Pedro Franz, de Santa Catarina: Dia do Quadrinho Nacional na Ugra. Mas também vão participar nomes como Taís Koshino, Felipe Portugal, Pedro Cobiaco, Bianca Pinheiro e Manzanna. O material produzido será distribuído em livrarias, lojas de quadrinhos, espaços culturais e bibliotecas públicas. Mais informações sobre o projeto estão no www.seriepostal.tumblr.com ou SeriePostal (Facebook).

OSCAR DAS HQs
Criado em 1988, por JAL e Gualberto Costa, no programa TV Mix, da Gazeta, o Troféu HQMIX, que conta com o apadrinhamento do apresentador Serginho Groisman, vai ter sua 29ª edição. As inscrições para o Oscar dos quadrinhos estão abertas e seguem até 28 de fevereiro.

Para participar é necessário ter obras em quadrinhos, cujo lançamento tenha sido feito em território nacional ou por organizadores brasileiros no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano de votação, no caso, em 2016. São várias categorias. As inscrições podem ser feitas pelo site www.hqmix.com.br. Será cobrada taxa de R$ 15 por publicação inscrita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;