Internacional Titulo
Seqüestradores de aviao indiano libertam mais um refém
Por Do Diário do Grande ABC
26/12/1999 | 15:07
Compartilhar notícia


Neste domingo, os cinco seqüestradores do aviao da companhia Indian Airlines, em seu poder desde sexta-feira, libertaram mais um refém. A libertaçao aconteceu logo após uma conversa com o coordenador da ONU para o Afeganistao, Eric Mul, que está negociando o fim do seqüestro com os criminosos por meio de um rádio. Ele, que foi chamado pelas autoridades da India para servir de mediador entre o governo e os seqüestradores do aviao da Indian Airlines, entrou neste domingo no aviao seqüestrado. Mul informou que conversou com os seqüestradores e os cerca de 160 passageiros estao bem.

O passageiro libertado foi identificado como Anil Kulana, e negou-se a deixar o Afeganistao até que os outros passageiros sejam libertados. O coordenador da ONU está reunido no aeroporto com o chanceler talibanês, Wakil Ahmed Muttawakil, e com o ministro da Aviaçao, Ajtar Mansoor.

Uma equipe de talibaneses com fuzis está montando guarda próximo ao aviao que está rodeado por 200 soldados munidos de armas automáticas.

Os seqüestrados estao recebendo comida por uma pequena abertura na frente do aviao. Eles nao permitem que nada entre no aviao e as janelas permanecem fechadas desde que aterrissou em Kandahar há 18 horas.

Os cinco seqüestradores já mataram pelo menos um passageiro de 25 anos, cujo corpo foi entregue com os 27 passageiros libertados durante uma escala nos Emirados Arabes, na sexta-feira.

A companhia Indian Airlines informou que será aberto em Katmandú, a capital do Nepal, uma investigaçao sobre uma possível negligência dos serviços de segurança no país.

Entre os passageiros, há informaçoes de que a maioria das pessoas é indiana. No entanto, no vôo também estao quatro espanhóis, quatro suíços, um canadense, um belga, um italiano, um americano, um japonês e quatro cidadaos do Nepal.

Como a milícia de Taliba nao queria negociar com os seqüestradores, pediu ajuda à ONU. Acredita-se que um dos seqüestradores seria irmao de Azhar e que seu nome seja Ibrahin.

O religioso muçulmano paquistanês, cuja libertaçao é exigida pelos seqüestradores, é um intelectual respeitado na comunidade sunita, mas também um orador carismático. Mualana Masud Azhar, 31 anos, é um religioso muçulmano sunita que trabalhou como professor no Jamia Ulum i Islami, um instituto religioso reputado de Karachi, Sul do Paquistao.

Durante algum tempo foi membro de um grupo extremista muçulmano paquistanês em Cachemira, o Harkat ul Ansar, segundo um representante desse grupo, conhecido atualmente pelo nome de Harkat al Mujahedine.

Foi preso no dia 10 de fevereiro de 1994, quando visitava a parte indiana da Caxemira, cobrindo a situaçao para uma revista, informou Qari Mohammad Usman, representante do partido religioso paquistanês Jamiat Ulema Islam, que disse conhecê-lo bem.

Azhar é um orador que fala árabe correntemente e também um intelectual muito respeitado na comunidade sunita. Além disso é jornalista e autor de vários livros sobre o islamismo, segundo Usman.

Um irmao de Azhar é um dos cinco homens que seqüestraram o Airbus pouco depois da decolagem de Katmandu.

Neste sábado, os criminosos ameaçavam explodir a aeronave, e segundo um dos reféns libertados, há uma garnada no aviao, além de rifles e facas.

O aviao está no aeroporto de Kandahar na quarta etapa de sua viagem, iniciada sexta-feira.

O aviao da Indian Airlines foi seqüestrado quando voava do Nepal para a India. O primeiro pouso aconteceu na cidade de Amristar, para um rápido reabastecimento, segundo um porta-voz da companhia aérea, mas levantou vôo novamente rumo a Cabul, capital do Afeganistao. Durante a rota, um novo desvio foi realizado e neste sábado o aviao pousou no Sul do Afeganistao.

Os terroristas pretendiam aterrissar no Paquistao, mas nao conseguiram permissao para pouso do governo do país.

O aviao partiu do Nepal com 175 passageiros e uma tripulaçao de 11 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;